18/12/2014 07h00 - Atualizado em 18/12/2014 07h00

'Inesquecível', diz brasileira que ficou no Top 10 do Miss Mundo em Londres

Gaúcha Julia Gama, 21 anos, quer fazer televisão e cinema.
Jovem está no Rio de Janeiro para cumprir agenda de compromissos.

Do G1 RS

Brasileira Julia Gama (centro) foi semifinalista do concurso. (Foto: Divulgação)Brasileira Julia Gama (centro) foi semifinalista do concurso (Foto: Divulgação)

Depois de representar o Brasil e ficar entre as 10 melhores colocadas no Miss Mundo 2014, a gaúcha Julia Gama, 21 anos, está de volta ao país. A jovem desembarcou no Rio de Janeiro nesta terça-feira (16) e, entre tantos compromissos decorrentes da coroa, busca organizar a agenda para descansar e aproveitar a família. Para o futuro, estão os planos de cursar televisão e cinema e continuar com o projeto “Todos contra a Hanseníase”, que apresentou no concurso.

Julia Gama Miss Mundo Brasil (Foto: Divulgação/Miss Mundo Brasil)Julia Gama Miss Mundo Brasil
(Foto: Divulgação/Miss Mundo Brasil)

Julia classifica a experiência em Londres, onde participou das provas, como “inesquecível”. Além de figurar o top 10 - a vencedora foi a sul-africana Rolene Strauss, também ganhou US$ 10 mil de investimento na prova “beleza com propósito”, para seguir com a luta pela erradicação da hanseníase (lepra) no Brasil.

Porém, ela lembra que o concurso também teve momentos de tristeza. Muitos dias foram marcados pela falta de María José Alvarado, que representaria Honduras. A jovem de 19 anos iria para o concurso, mas, dias antes de embarcar a Londres, foi encontrada morta ao lado de sua irmã, Sofia Trinidad, no município hondurenho de Arada. As mais de 120 participantes do Miss Mundo enviaram mensagens para a família da jovem, com recados de força. Em retorno, receberam uma carta da mãe de María José, agradecendo o apoio.

“Não passou o choque até o final do concurso. A gente sempre lembrava dela nos eventos que a gente tinha, nas conversas internas. Porque criamos uma família. Estávamos todos muito comovidos. Depois de receber nossas mensagens, a mãe dela nos enviou uma carta. A gente leu e todo mundo chorou. É uma causa a mais para lutarmos. A diretoria do concurso até pretende construir uma escola em homenagem a ela em Honduras”, contou ao G1.

Em Londres, as jovens que disputavam o Miss Mundo se emocionaram ao participar de uma missa em homenagem à candidata de Honduras. Em seu discurso, Julia chorou ao dizer que Maria deu às companheiras "mais um motivo para lutar". Na ocasião, ela pediu uma reflexão sobre os valores da sociedade (veja o vídeo ao lado).

A união foi tanta com as outras candidatas que a gaúcha planeja manter contato com as demais participantes. Após o período em que conviveram em Londres, quer viajar para visitar as misses em seus países de origem. E afirma que está de "portas abertas" para recebê-las no Brasil.

"Foi incrível a troca com as meninas. Tinham países que a gente sabe que, política ou religiosamente, não têm uma boa relação entre si. Mas elas estavam convivendo e trabalhando juntas. Vou viajar o munmdo inteiro e visitá-las. E elas são apaixonadas pelo Brasil. A receptividade que tive por ser brasileira foi muito grande".

Planos para o futuro
Após viver o Miss Mundo, a jovem não pretende participar de outros concursos de beleza. Quer focar em televisão e cinema, curso que pretende concluir no Rio de Janeiro. Os estudos na faculdade de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estão, por ora, em segundo plano.

Julia Gama voltará ao estado gaúcho para passar as festas de fim de ano com a família e depois seguirá com os planos traçados para o reinado de Miss Mundo Brasil.

"Ainda está uma loucura. Comecei dizendo que queria dormir 48h quando chegasse, acho que nem dormi 8h. Mas tem que aproveitar o momento, agora que recém voltei do concurso. Vou fazer reuniões de trabalho, focar nisso. Não quero participar de outros concursos, não. Porque esse tinha a questão do propósito para a beleza, outros às vezes não têm. Quero seguir na carreira de televisão e cinema", completa.

Julia Gama está em Londres para o Miss Mundo (Foto: Leonardo Rodrigues/Miss Mundo Brasil)Julia Gama foi para Londres para participar do Miss Mundo (Foto: Leonardo Rodrigues/Miss Mundo Brasil)
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de