Topo

Rodada inteira do Brasileirão imita jogos de Bayern e Shakhtar. Que fase!

Do UOL, em São Paulo

23/10/2014 00h48

A 30ª rodada do Brasileirão terminou como a pior média de gols do campeonato até aqui, igualando a marca da 11ª. Em dez jogos, nove disputados nesta quarta-feira, a competição registrou apenas 15 gols, média de 1,5 por partida.

Com essa marca, a rodada do Brasileirão igualou a quantidade de gols feitos nas partidas de Shakhtar e Bayern de Munique na última terça-feira na Liga dos Campeões. O 7 a 0 dos ucranianos sobre o Bate Borisov e o 7 a 1 dos alemães contra a Roma também somaram 15 gols.

Na rodada da Liga dos Campeões, os clubes da Europa bateram o recorde de gols feitos em um só dia da competição na era moderna do torneio. Em oito partidas, as equipes marcaram 40 gols. Apenas o duelo entre PSG e Apoel teve só um gol.

Os principais responsáveis pela média baixa foram São Paulo e Chapecoense que empataram por 0 a 0. Além desta partida, outras quatro partidas terminaram com apenas um gol, nas vitórias de Goiás, Fluminense, Grêmio e Atlético-PR.

Mais que isso, quase nenhuma partida superou os dois gols. A exceção ficou justamente no Corinthians, curiosamente o pior ataque do G-4 e a segunda melhora defesa do torneio.

A 27ª rodada poderia ter uma média inferior a desta rodada, mas a vitória da Chapecoense por 5 a 0 sobre o Inter acabou elevando o número de gols daquela rodada.

Se essa rodada igualou a 11ª como a pior, o Brasileirão teve na 12ª e 23ª rodadas a sua melhor em média de gols. Impulsionadas pelo 5 a 0 do Cruzeiro sobre o Figueirense e 6 a 0 do Goiás sobre o Palmeiras, foram 30 gols feitos naquelas ocasiões, média de três por partida.