25/04/2015 14h59 - Atualizado em 25/04/2015 14h59

Projeto contra dengue troca garrafas pet por hortaliças em Rio Claro, SP

Ação foi realizada na manhã deste sábado (25) no Cras do Bonsucesso.
Foram arrecadadas mil garrafas e distribuídos 500 pés de hortaliças.

Do G1 São Carlos e Araraquara

Projeto distribuiu 500 pés de hortaliças neste sábado (25) em Rio Claro (Foto: Reginaldo dos Santos/ EPTV)Projeto distribuiu 500 pés de hortaliças neste sábado (25) em Rio Claro (Foto: Reginaldo dos Santos/ EPTV)

Um projeto da Prefeitura de Rio Claro (SP) trocou neste sábado (25) materiais recicláveis recolhidos na rua por verduras orgânicas. O objetivo foi conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente e a prevenção contra a dengue. Foram arrecadadas mil garrafas pet com a distribuição de 500 pés de hortaliças. Além do material reciclado, os moradores retiraram três toneladas de entulho dos bairros. A cidade tem mais de 13 mi casos confirmados da doença.

A ação foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no bairro Bonsucesso e também atendeu os bairros Novo Wenzel e Bom Retiro. Cada sacola de material reciclável que foi entregue na sede do Cras foi trocada por um saco de bala ou hortaliça.

A ideia é era que os moradores levassem os materiais que podem servir de criadouros para o mosquito da dengue. Os materiais recolhidos serão levados para a Associação de Reciclagem da cidade, onde trabalham 40 cooperados.

Ao trocar os recicláveis, os moradores receberam folhetos que explicavam sobre a coleta seletiva, separação de materiais e a dengue.

A dona de casa Priscila Alves levou vários potes plásticos que encontrou nos terrenos baldios perto da casa dela. Ela contou que não se importou de recolher os materiais porque a irmã dela já pegou a doença. "Ela ficou de cama com manchas no corpo, febre e diarréia. A dengue a pegou de jeito", relembrou.

Projeto
A secretária de Meio Ambiente, Regina Ferreira da Silva, explicou que o projeto também busca diminuir os problemas causados pelo descarte irregular de lixo. “Quem sabe a gente conscientiza a população de que esses resíduos têm um destino correto”, explicou.

Para a diretora de abastecimento Maria Helena de Mori, a ação é garantia de saúde."É gratificante saber que a população de Rio Claro dos bairros rurais e da comunidade vão levar para casa um produto orgânico de qualidade e combatendo a dengue que é o mais importante”, falou.

A dona de casa Marinete de Souza foi com uma amiga levar várias sacolas com matérias recicláveis. As duas tiveram dengue e sabem da importante de acabar com os criadouros."Foi péssimo, é muito ruim e não desejo para ninguém. Tem que tirar, pegar  tudo e jogar o lixo fora por que é o mais importante”, disse.

Moradores de Rio Claro levaram recicláveis para torcar por hortaliças (Foto: Reginaldo dos Santos/ EPTV)Moradores levaram materiais recicláveis para torcar por hortaliças (Foto: Reginaldo dos Santos/ EPTV)

 

 

tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de