Mundo
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE


A defesa de Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, entrará na segunda-feira com um outro recurso para evitar que o brasileiro seja executado na Indonésia. Ele foi condenado à morte em 2005 por tráfico de drogas.

Em sinal de que a data das execuções está próxima, a Indonésia convocou representantes de embaixadas estrangeiras com cidadãos condenados à morte para que compareçam neste sábado, dia 25, ao complexo de prisões de Nusakambangan, em Cilacap (a 400 km da capital Jacarta). Por lei, o governo da Indonésia só é obrigado a informar o prisioneiro sobre a execução com 72 horas de antecedência — foi assim com o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, executado em janeiro.

Ricky Gunawan, advogado de Rodrigo, entrou com recurso na última quarta-feira para que o brasileiro ficasse sob guarda da prima, Angelita Muxfeldt. Na segunda-feira, ele entrará com novo recurso, desta vez sob o argumento de que o brasileiro sofre de esquizofrenia e que, por isso, não pode ser executado; na Indonésia, a condenação se dá por fuzilamento.

"Isso significa que há processo legal em andamento e a Procuradoria [órgão responsável pelas execuções] deveria respeitar isso. Há um outro cidadão indonésio esperando julgamento de recurso. Chamar todas as embaixadas a Cilacap significa que a Procuradoria e a Suprema Corte tem acertado que o recurso desse cidadão indonésio será rejeitado. A Procuradoria deveria esperar até a decisão da Suprema Corte ser oficializada para então tomar providências [de levar adiante a execução]", disse Gunawan.

Segundo ele, a situação é "chocante e angustiante". A mãe de Rodrigo Gularte, Clarisse Muxfeldt, está no Brasil e ainda não decidiu se viaja ou não para a Indonésia.

Mais recente Próxima Cinzas de vulcão chegam a Santiago do Chile e Buenos Aires

O Valor apresenta a você a nova Globo Rural

O maior jornal de economia com a maior marca de agro do país

Mais do Valor Econômico

Os projetos possuem capacidade instalada agregada de até 115,4 megawatt-pico (MWp) e até então eram detidos pela Raízen Energia

Raízen vende 31 projetos de usinas de geração solar a empresa controlada pelo Pátria Investimentos

Foram formalizadas apenas as homologações das terras Cacique Fontoura, no Mato Grosso, e Aldeia Velha, na Bahia

Governo Lula anuncia demarcação de duas terras originárias em vez de seis e frustra indígenas

Novo procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa diz que MP-SP não terá 'mudança de rumo ideológico'

Ministro Silveira admite que ideia ainda é "algo incipiente”, mas que pode ser importante para promover a integração energética dos países da América do Sul, o que é defendido pelo presidente Lula (PT)

Governo considera rota de gasoduto pelo Paraguai para receber gás da Argentina

O país foi o único a votar contra a resolução, que teve o apoio de outros 12 países, com duas abstenções

No Conselho de Segurança, EUA vetam adesão plena da Palestina às Nações Unidas

Segundo a bolsa, as mudanças têm o fim de simplificar e aprimorar a atual tabela de tarifação entre diferentes perfis de clientes, bem como garantir maior eficiência aos mercados

B3 vai alterar tarifas para negociação de renda variável

Diretor abordou cenários citados pelo presidente do BC na véspera, e fez uma ligação com um dos pontos elencados pela ata da decisão de março do Copom

Em encontros privados, Guillen reforça chance de corte menor da Selic em maio, dizem fontes

Empresas também esperam atuar em conjunto em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação

Petrobras e BP assinam acordo para desenvolver projetos na área de combustível sustentável