Brasileira consegue primeiro 10 na Austrália e fará 'tira-teima' com hexacampeã

ESPN.com.br
Divulgação/WSL
Brasileira Silvana Lima surfou onda perfeita e conseguiu primeiro 10 na Austrália
Brasileira Silvana Lima surfou onda perfeita e conseguiu primeiro 10 na Austrália

A etapa de Gold Coast, na Austrália, que abre o Circuito Mundial de surfe de 2015, conheceu seu primeiro 10 na madrugada desta sexta-feira. Tudo graças a uma brasileira. Perto de ser eliminada, a veterana Silvana Lima surfou onda perfeita e garantiu sua vaga nas quartas de final.

A brasileira, derrotada no terceiro round, disputava a sobrevivência no torneio contra a australiana Sally Fitzgibbons na repescagem. A surfista da casa saiu em vantagem, mas viu Lima buscar a virada, embalada por uma nota dez, a primeira tirada em Gold Coast, tanto entre mulheres, quanto homens.

Para aumentar o tamanho do feito, todos os cinco juízes aferiram a nota máxima para a onda surfada pela brasileira, o que sequer era necessário, já que a menor nota é desconsiderada. Ainda assim, ela poderia ter sido eliminada, já que o 10 ainda a manteve atrás da contagem geral.

Duas ondas surfadas mais tarde na bateria, porém, garantiram a vitória para a brasileira, por 17,73 a 16,96, para eliminar Firzgibbons. Agora, Lima terá pela frente ninguém menos que a também australiana Stephanie Gilmore, atual campeã e dona de seis títulos mundiais do circuito feminino.

Divulgação/WSL
Tatiana Weston-Webb nasceu no Brasil, mas compete pelo Havaí
Tatiana nasceu no Brasil, mas compete pelo Havaí

Curiosamente, será o terceiro duelo entre a brasileira e a australiana e também o desempate. No primeiro round de disputas, Lima levou a melhor e empurrou a rival para a repescagem. Já na terceira rodada, foi Gilmore quem levou a melhor e fez com que a adversária provasse o mesmo gosto.

Além de Silvana Lima, o campeonato feminino do Circuito Mundial tem outra surfista nascida no Brasil, mas que compete Havaí. E ela também está nas quartas de final. Tatiana Weston-Webb, natural de Porto Alege (RS), conseguiu a vaga no sufoco, com apenas um décimo a mais que sua rival.

Para avançar, Tatiana teve nota total de 14,83 contra 14,73 da australiana Dimity Stoyle. Na próxima rodada, ela encara a "compatriota" havaiana Malia Manuel, que também já cruzou seu caminho no round 3 - em bateria tripla, a "brasileira" acabou sendo batida por 15,50 a 12,37.

Comentários

Brasileira consegue primeiro 10 na Austrália e fará 'tira-teima' com hexacampeã

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.