Mundo
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Assis Moreira, Valor — Genebra


O brasileiro Felipe Hees foi eleito para a presidência do Comitê de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS, sigla em inglês) da Organização Mundial do Comércio (OMC), em meio ao forte impasse entre os países sobre como tratar a proliferação de padrões privados que afetam o comércio agrícola internacional.

Hees é conselheiro da missão diplomática do Brasil junto à OMC, foi diretor de defesa comercial no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e é reputado pelo conhecimento do sistema multilateral de comércio.

O comitê, composto pelos 160 países membros da OMC, monitora a aplicação do acordo comercial que trata da segurança alimentar dos alimentos, da saúde dos animais e da preservação de vegetais, e examina medidas tomadas pelos diferentes países que podem se transformar em contenciosos.

Sua importância para o comércio agrícola vem crescendo. Uma pesquisa da OMC mostrou que as entidades que mais impõem padrões privados são grandes varejistas, como supermercados, e identificou produtos como carnes, vegetais e frutas como os mais visados.

O Brasil, Argentina e outros exportadores reconhecem a importância de exigências sobre a segurança e qualidade dos produtos, mas acham que  a multiplicação de requisitos privados torna-se protecionismo disfarçado.

Esses países alegam que tanto o número de exigências cresce, como muitas vezes não tem base científica e é aplicado de forma discriminatória. Em meio a discussões acirradas na OMC, no ano passado o comitê criou um grupo de trabalho liderado pela China e Nova Zelândia para tentar um acordo sobre a definição das normas privadas utilizadas por outros organismos internacionais e ver como eles poderiam ser adaptadas à segurança dos produtos, em harmonia com o Acordo SPS.

Mas vários países desenvolvidos, encabeçados pela União Europeia e EUA, acabaram retirando seu apoio à iniciativa,  alegando que isso implica que padrões privados eram cobertos pelo acordo da OMC.

Mesmo outros mais flexíveis, como Austrália, Canadá e Noruega também manifestaram a mesma inquietação. Em um ambiente exaltado, e com os negociadores constatando enorme desgaste nas discussões, os países decidiram na semana passada “dar um tempo”, para voltar depois a tentar superar o impasse.

É essa uma das tarefas do brasileiro Felipe Hees pelos próximos 12 meses na presidência do comitê. Além disso, os países podem acioná-lo para tentar evitar disputas sobre normas adotadas pelos países, indo de limites máximos de resíduos pesticidas nos alimentos até a prevenção de disseminação de parasitas nos frutos. 

Mais recente Próxima Congresso do Peru destitui primeira-ministra e agrava crise política

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Montadora japonesa espera alcançar os rivais nas vendas de veículos elétricos, uma área onde ficou atrás na América do Norte – segundo maior mercado automotivo do mundo, depois da China

Honda está perto de acordo com Canadá para construir fábrica de veículos elétricos de US$ 6 bi

Israel planeja evacuar os civis para Khan Younis e outras áreas próximas antes da invasão em Rafah

Tendas são erguidas no sul de Gaza enquanto Israel se prepara para ofensiva em Rafah

Em uma economia que ainda sofre desdobramentos da pandemia, o BC americano não consegue dar muitas indicações de uma gama plausível de cenários

Modelo de previsão do Fed parece velho e Bernanke defende outro

Ex-conselheiro sênior da Casa Branca durante o governo de seu sogro, Jared Kushner tem usado suas conexões globais para levantar financiamento, principalmente de investidores do Oriente Médio

Genro de Trump mira conselho da Zamp após investimento junto com o Mubadala Capital

A parceria com a Air India aumentará a participação da ANA no tráfego de passageiros entre o Japão e a Índia para 40%

All Nippon Airways e Air India entram em acordo de compartilhamento de voos

Num dia de agenda econômica global esvaziada, o noticiário local tende a movimentar mais os mercados domésticos nesta terça-feira

Dólar e juros futuros sobem  e Ibovespa cai em meio à piora das expectativas para Selic

Na eleição de quinta-feira (25), oito indicados pela União, junto com dois indicados por acionistas minoritários, disputam oito cadeiras no conselho da Petrobras

Acionistas da Petrobras pedem voto múltiplo para eleição de conselheiros

Ações da Usiminas (USIM5) operam em forte baixa após balanço

Ibovespa recua com baixa de metálicas e viés altista dos juros futuros

A empresa teve 1,1 milhão de toneladas de moagem de cana no quarto trimestre fiscal, mais que o triplo de um ano atrás

Raízen tem volume de combustíveis entre 6,5 milhões e 6,7 milhões de metros cúbicos no Brasil no 4º tri fiscal