ASSINE
search button

Tabaré Vázquez assume presidência do Uruguai

Compartilhar

A presidente Dilma Rousseff participou na manhã deste domingo da posse do novo presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez. A Sessão Solene de Compromisso de Honra e Declaração de Fidelidade Constitucional aconteceu no Palácio Legislativo, na capital Montevidéu, e contou com a presença de diversos chefes de Estado, entre eles a chilena Michelle Bachelet, Raúl Castro, de Cuba, Rafael Correa, do Equador, Horácio Cartes, do Paraguai, e Ollanta Humala, do Peru, além de dezenas de delegações oficiais de todo o mundo.

Ao prestar juramento ante o Parlamento, Vázquez lembrou como a violência, o medo, o terror, a intolerância vencem em diferentes regiões do planeta. Ele dedicou a maior parte de seu discurso de 24 minutos ao pensamento do herói nacional José Artigas, prometendo que valores como a igualdade, a liberdade e a tolerância serão referências de seu governo.

O agora ex-presidente José Mujica chegou à sede da presidência em seu famoso Fusca azul. Mujica, que deixa o cargo com uma popularidade superior a 60%, foi o senador mais votado, e continuará atuando na política interna nos próximos cinco anos.

Tabaré Vázquez admitiu neste domingo que Mujica "é uma figura importantíssima no contexto nacional e internacional". "Tem que ser um ponto de referência de primeira ordem", disse.