EuropaSérie ASérie B

- Atualizado em

Brasileiro Éder se destaca, e Itália empata amistoso com a Inglaterra

Equipes reeditam, em Turim, duelo da 1ª fase da Copa do Mundo realizado em Manaus

Por Turim, Itália

Eder, Itália X Inglaterra (Foto: Agência AFP)Éder em ação  (Foto: Agência AFP)

Aquele que foi um dos melhores jogos da primeira fase da Copa do Mundo, Itália contra Inglaterra, merecia um vale a pena ver de novo. De Manaus para Turim, as duas seleções tentaram reeditar em um amistoso as emoções da partida que terminou com vitória dos italianos por 2 a 1 na estreia das duas equipes na Copa do Mundo. A seleção da casa se apresentou sem o autor do gol da vitória, Mario Balotelli, mas com vários rostos novos. Já a Inglaterra de Roy Hodgson se manteve fiel à sua base e à liderança de Rooney, mas lançou o atrevido Harry Kane no ataque.

O brasileiro Éder e o xará de Pelé, Graziano Pellè, foram os melhores em campo da Itália. A dupla nunca havia sido convocada até à chegada de António Conte à Azzurra, mas a boa atuação no primeiro tempo deve garantir a permanência dos dois no grupo. A Itália entrou melhor e abriu o placar com Pellè de cabeça, mas a Inglaterra soube reagir no segundo tempo e empatou com um belo chute de Andros Townsend. Buffon ainda evitou a vitória dos ingleses ao defender dois chutes de Rooney e Kane na parte final. 

01

pellè brilha


No primeiro tempo foi o galã da seleção italiana quem mais trabalhou em campo e foi recompensado. Graziano Pellè tinha a missão de recuperar as bolas altas e tentar isolar o brasileiro naturalizado italiano Éder no ataque. Em diversas ocasiões, a dupla tentou a combinação, mas a falta de entrosamento dos dois atacantes, que nunca tinham atuado juntos, não contribuiu para que a jogada saísse. O treinador Antonio Conte repreendeu Pellè em duas ocasiões pelos passes errados do jogador do Southampton, mas o jogador não baixou os braços e foi um dos mais participativos.

Aos 28 minutos do primeiro tempo, o xará italiano de Pelé teve a merecida recompensa e abriu o placard no Juventus Stadium com uma cabeçada que colocou a bola bem no canto direito do gol de Joe Hart. Meio gol foi do defensor Giorgio Chiellini que construiu uma jogada digna de um atacante tecnicamente dotado. O zagueiro driblou o adversário e cruzou de forma perfeita para a cabeça do companheiro que finalizou para a Itália.

O outro atacante titular  lançado por Conte, Éder também se empenhou no ataque da Azzurra. O jogador natural de Lauro Müller, em Santa Catarina, foi dos que mais se movimentou em campo, participou de quase todas as jogadas de ataque e até converteu uma cobrança de falta perigosa logo na sua estreia como titular. Éder ainda deu uma demonstração da sua raça "azzurra" ao permanecer em campo depois de sofrer uma violenta cotovelada de Phil Jones e cair mal no gramado. O jogador do Sampdoria nem se lamentou e voltou a campo sem perder tempo. Do lado oposto do campo, Buffon só viu o seu gol ameaçado por um chute de Rooney aos 21 que parou no travessão. 

01

queda de ritmo


Os times regressaram ao gramado com menos intensidade do que no primeiro tempo, e as várias substituições usadas pelos treinadores quebraram o ritmo de jogo que acelerou só nos minutos finais. O brasileiro Éder teve a melhor ocasião dos azzurri logo aos 4 minutos, ao ficar sozinho na frente de Hart, mas o goleiro inglês defendeu com o braço direito um chute forte que quase lhe passou por baixo das pernas. O atacante do Sampdoria tentou de tudo para conseguir o seu segundo gol com a camisa italiana até aos 12, quando Conte decidiu pôr fim à sua partida para dar espaço ao meia argentino, também naturalizado italiano, Franco Vasquez.

O autor do gol da Itália, Pellè, também saiu para o lugar de Immobile, que deu trabalho a Hart no segundo tempo. A Itália  parecia manter o controle da partida, mas aos poucos foi surpreendida com um aumento do ritmo de jogo dos ingleses que chegaram com perigo no gol de Buffon, primeiro com Kane e depois com Rooney em duas ocasiões. Aos 34, daquele que ninguém esperava, Andros Townsend, chegou o gol do empate. O inglês chutou com efeito para o lado esquerdo do gol de Buffon, sem chance de defesa para o italiano, que ainda sem empenhou para evitar a derrota da sua seleção nos minutos finais.

Empate foi o resultado justo para um jogo que nada teve a ver com o duelo físico e tático de Manaus. Conte e Hodgson têm muito trabalho pela frente se querem brigar pelo título da Eurocopa em 2016, na França.