Topo

Cristóvão aprova desabafo de atletas do Flu e lamenta problemas extracampo

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/11/2014 19h24

O técnico Cristóvão Borges aprovou o desabafo de Wagner e Rafael Sóbis sobre os problemas vividos fora de campo no Fluminense. Segundo o treinador, as dificuldades afetaram a temporada tricolor, mas não foram compartilhadas antes com a torcida pelo possível efeito negativo que teriam sobre o ambiente da equipe.

“Durante esse processo, foram muitas coisas. Tem muito mais. E são coisas do cotidiano que discutimos. Tudo se deve ao processo de transição que o Fluminense vive. Tem muita coisa que o Fluminense também queria ter resolvido, mas não podia, porque eram muitas coisas indefinidas e que continuam. Por isso vamos terminar o ano assim. Falar durante esse período não é interessante para nós, porque normalmente já existe controvérsia em relação a tudo”, explicou Cristóvão.

“Essas coisas [falar publicamente dos problemas] não são benéficas para nós. Essas conversas são durante a temporada inteira, imagina se todos fossem falar disso, não íamos ter sossego. Foi só questão de se preservar em relação a isso para podermos administrar as dificuldades e trabalhar por um sucesso maior. Agora os jogadores estão falando por isso. Eles também sentem. As dificuldades vão do começo ao fim e nós vivemos na pele, mas o Fluminense nos últimos quatro anos ganhou dois Brasileiros, e vai ser cobrado como o campeão desses dois anos. A cobrança é essa, mas as condições não são as mesmas. Quando foi campeão, assim o foi porque tinha capacidade de investimento, fez um time forte e um elenco de alto nível. Não tem mais isso, mas a cobrança é igual”, complementou o treinador.

Cristóvão falou também sobre o fato de não ter aceitado discutir uma renovação de contrato quando foi procurado pelo Fluminense, recentemente, quando o time estava em alta. Para o treinador, o desempenho do Tricolor no ano ainda é digno de valorização.

“Não me arrependo, porque tenho a consciência tranquila do que fiz e acho que quando cheguei, e olhando a temporada passada e do jeito que encontrei o clube e agora no fim da temporada, posso dizer que o saldo é bastante positivo em relação ao que encontrei quando cheguei. Não é de acordo ao tamanho do Fluminense. O Fluminense merece e tem que ter muito mais que isso, mas no comparativo não me arrependo”, argumentou o treinador.

O técnico aproveitou para confirmar a escalação do volante Edson na lateral direita, improvisado no lugar de Jean. Cristóvão explicou que preteriu o lateral direito Renato por sua falta de ritmo, já que o jogador nem mesmo estreou pelo Fluminense até o momento.

“Porque o Edson mesmo fora da posição está em ritmo e tem jogado. O Renato é grande jogador, por isso está aí, trouxemos ele, é uma partida difícil, já está treinando há algum tempo mas não jogou nenhum jogo. Mas, dependendo da necessidade está apto, mas para iniciar, diante da possibilidade de não contar com o Jean, é só porque o Edson está com maior sequência”, explicou.

O Fluminense, portanto, deve encarar o Corinthians no domingo, às 17h, com: Diego Cavalieri, Edson, Guilherme Mattis, Marlon e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Wagner e Conca; Rafael Sóbis e Fred.