Topo

Copa do Brasil e Brasileirão desafiam Cruzeiro a provar força do elenco

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

30/09/2014 06h00

Líder do Brasileirão com 53 pontos, o Cruzeiro viu a distância para o Internacional cair para seis pontos e depois do jogo contra o Sport muitos jogadores reclamaram de cansaço. Com o objetivo de reeditar a Tríplice Coroa, conquistada em 2003, o time terá que provar a força do seu elenco para manter o ritmo nas duas competições e a partir dessa semana o técnico Marcelo Oliveira deverá promover um rodízio maior de jogadores.

Já no jogo contra o ABC, nesta quarta-feira, às 19h30, no Mineirão, na primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil, o técnico Marcelo Oliveira deverá mandar um time misto em campo para preservar os jogadores desgastados, pois, ao contrário do ano passado, o Cruzeiro deverá ter uma reta final de temporada mais desgastante.

Em 2013, o time celeste teve um primeiro semestre relativamente tranquilo somente com a disputa do Campeonato Mineiro e as fases iniciais da Copa do Brasil. Depois, foi eliminado para o Flamengo nas oitavas de final do torneio nacional, o que acabou facilitando para a equipe se concentrar apenas no Brasileirão e arrancar para o título.

Já neste ano o time teve um primeiro semestre mais desgastante com jogos decisivos da Libertadores aliado às finais do Campeonato Mineiro, além de uma sequência maior de partidas consecutivas após retomada da Copa do Mundo. E objetivo é prosseguir na Copa do Brasil até a final, o que exigirá ainda mais do elenco celeste.

Diante do ABC, os reservas que tiverem a oportunidade já terão que dar uma resposta positiva para conquistar um resultado expressivo em casa e levar uma boa vantagem para o jogo da volta. O zagueiro Manoel, que até outro dia era reserva, crê que o time tem condições para isso mesmo sem seus principais jogadores.

“Não é de hoje que o Cruzeiro tem mostrado um elenco forte. Se alguém for poupado, quem está no banco vai entrar e procurar fazer o melhor para o clube. Isso é importante para o trabalho, todos querem jogar e mostrar serviço”, disse o zagueiro.

O técnico Marcelo Oliveira ainda não adiantou a escalação, mas as ausências de Everton Ribeiro e Marcelo Moreno são praticamente certas. O técnico ainda pode poupar Lucas Silva e Ricardo Goulart, que também vêm apresentando um alto desgaste físico, além do volante Henrique, que ainda se recupera de dores na região lombar.

Apesar dos possíveis desfalques, o atacante Willian vê o grupo desta temporada mais preparado para encarar a maratona de jogos e evitar a aproximação do Internacional, além de chegar longe na Copa do Brasil. “O elenco está mais forte, temos tudo para ir adiante, passo a passo”, disse.

“A expectativa é das melhores, temos elenco e qualidade para conseguirmos ser campeões (da Copa do Brasil). Temos que aproveitar o momento e quem tiver a oportunidade jogar na quarta vai dar o seu melhor para a gente passar e, se Deus quiser, ser campeão”, acrescentou o camisa 25.

Marcelo Oliveira ainda terá que superar os desfalques em virtude das convocações para as seleções, já que perderá Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Marcelo Moreno para os jogos das duas competições. “Quando sai duas, três peças, a gente sabe que é importante quem sai, mas quem vai entrar tem a mesma qualidade”, comentou Willian.

Para não deixar o ritmo cair ou ter que priorizar uma competição, o técnico Marcelo Oliveira também conta com o auxílio da comissão técnica e os departamentos médico e físico, além do pessoal da fisiologia. Para Juvenilson de Souza, preparador físico do Cruzeiro, é momento de saber rodar o elenco e administrar o desgaste físico.

“Nós trabalhamos na intertemporada sabendo que isso (a maratona de jogos) iria acontecer e que precisaríamos recuperar alguns atletas. O torcedor pode esperar que a equipe terá condição de suportar. Estamos confiantes em avançar na Copa do Brasil até a final e teremos mais oito semanas com jogos quarta e domingo. Em algum momento teremos que fazer o rodizio, o intuito é ter jogadores em melhor condição e com menor índice de lesões”, ressaltou.