Série ASérie BEuropa

- Atualizado em

Seleção brasileira briga por última vaga para Copa do Mundo contra o Panamá

Brasil Onças busca a classificação inédita neste sábado, às 22h (de Brasília), na Cidade do Panamá, capital do país. Quem vencer, carimba passaporte para disputa

Por Rio de Janeiro

Pela primeira vez na história, a seleção brasileira de futebol americano pode participar de uma Copa do Mundo da modalidade. Para alcançar o feito, o time verde-amarelo disputar a última vaga do continente americano contra o Panamá, neste sábado, às 22h (de Brasília), no estádio Rommel Fernandez, na Cidade do Panamá, capital do país. Quem vencer, garante vaga para o Mundial, que acontece em julho deste ano, em Ohio, nos Estados Unidos. 

Uma vitória coloca o Brasil pela primeira vez na Copa do Mundo (Foto: Divulgação/CBFA)Uma vitória coloca o Brasil pela primeira vez na Copa do Mundo (Foto: Divulgação/CBFA)

O Brasil Onças, como é conhecida a equipe canarinho, vem se preparando para o desafio desde o início de 2014, quando fez um jogo amistoso contra o Uruguai e venceu por 49 a 0. Em dezembro, após o término do Campeonato Brasileiro, o time comandado pelo técnico Danilo Müller intensificou os treinamentos em um campo de treinamento com 70 atletas pré-convocados e um amistoso contra a seleção do Rio de Janeiro, estado que mais cedeu jogadores à seleção, vencendo por 17 a 6. No último fim de semana, nos dias 24 e 25 de janeiro, os 45 atletas selecionados se reuniram em Pernambuco, onde derrotaram a seleção da Superliga Nordeste por 57 a 0, em um jogo-treino realizado no Estádio dos Aflitos, em Recife.

- Já são quatro anos trabalhando com a seleção, dois anos visando uma classificação ao Mundial, quase 250 atletas testados, dois jogos oficiais (Uruguai e Chile) e dois amistosos. O time está preparado para a partida mais difícil da sua história e muito esperançosos. Nosso foco é inteiramente na partida contra o Panamá, sem pensar em Copa do Mundo agora - afirma o técnico principal da seleção brasileira, Danilo Müller, que também dirige o São Paulo Storm.

O jogo corrido é uma das principais armas da seleção brasileira de futebol americano (Foto: Divulgação/CBFA)Jogo corrido é uma das principais armas da
seleção brasileira (Foto: Divulgação/CBFA)

A delegação brasileira embarcou para o Panamá na última quinta-feira em busca do sonho de disputar o Mundial, que será disputado este ano na cidade de Canton, Ohio, onde nasceu a NFL (liga americana da modalidade), em 1920. O Tom Benson Hall of Fame Stadium — antigo Fawcett Stadium —, onde as partidas serão disputadas, é o mesmo que anualmente recebe a primeira partida da pré-temporada da NFL, o chamado Hall of Fame Game. Além disso, o salão da fama da competição é também em Canton.

Presidente da Confederação Brasilieira de Futebol Americano (CBFA), Flávio Cardia pede para que os brasileiros façam uma grande corrente positiva de torcida para o jogo contra o Panamá.

- É a chance de um país que pratica o esporte há menos de uma década já disputar sua primeira Copa do Mundo. Nós nos preparamos por quatro anos para esse jogo e temos total chance de vencer. Já vencemos o Chile, o Uruguai, e fizemos outros dois amistosos esse ano contra equipes muito qualificadas dentro do nível nacional, visando à vitória contra o Panamá. Contamos com a enorme torcida brasileira - afirma o dirigente.

01

11 seleções classificadas

A equipe que mais cedeu atletas para a seleção foi o Flamengo F.A., com dez integrantes de um total de 15 do Rio de Janeiro, seguida pelo Coritiba Crocodiles, com sete. Além do Rio de Janeiro, estão também representados o Distrito Federal e os estados do Espírito Santo, Paraná, Paraíba, Santa Catarina e São Paulo. A delegação brasileira conta com 45 atletas, quatro membros da comissão técnica e dois diretores.

A Copa do mundo é organizada pela Federação Internacional (IFAF) e está em sua quinta edição. Canadá; México; Coreia do Sul; Japão; Egito; Alemanha; Áustria; França; Austrália, Suécia e Estados Unidos, atual campeão, já estão classificados.

Time comandado por Danilo Muller enfrenta Panamá de olho na última vaga para Copa do Mundo de futebol americano (Foto: Divulgação/CBFA)Time comandado por Danilo Muller enfrenta Panamá de olho na última vaga para Copa do Mundo (Foto: Divulgação/CBFA)