22/12/2014 21h31 - Atualizado em 23/12/2014 07h17

Após ameaça de Obama, internet da Coreia do Norte sai do ar, diz empresa

Redes que se conectam ao mundo estão fora de alcance, aponta Dyn.
Presidente dos EUA prometeu resposta a ataque aos estúdios da Sony.

Helton Simões GomesDo G1, em São Paulo

Segurança protege entrada de sala de cinema nos EUA durante pré-estreia do filme 'A entrevista' (Foto: REUTERS/Kevork Djansezian/Files)Segurança protege entrada de sala de cinema nos EUA durante pré-estreia do filme 'A entrevista' (Foto: REUTERS/Kevork Djansezian/Files)

A internet da Coreia do Norte saiu do ar nesta segunda-feira (22), três dias após o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometer uma resposta do país ao ataque cibernético dos asiáticos à Sony Pictures. Na sexta, a FBI apontou o regime de Pyongyang como responsável por invadir os sistemas do estúdio de Hollywood, que resultou no vazamento de milhares de senhas e informações pessoais de funcionários e astros, além de conversas privadas entre executivos que causaram desconforto à empresa.

A interrupção da conexão à internet foi publicada pelo jornal “New York Times” e confirmadas ao G1 pelo Dyn Research, empresa que monitora instabilidades na rede mundial de computadores. “Atualmente, todas as quatro redes da Coreia do Norte que normalmente se conectam à internet global estão fora de alcance”, afirmou James Cowie, cientista-chefe da Dyn, por e-mail.

Desconectada
A internet norte-coreana começou a ter problema ainda no domingo e foi interrompida definitivamente às 2h de sábado (15h de sexta-feira, no horário de Brasília). A instabilidade durou 24 horas. Coincidentemente, os problemas começaram quando o governo da Coreia do Norte divulgaram um comunicado negando serem autores do ataque, pedindo que os EUA se desculpassem pela acusação e afirmando que o exército do país está pronto para um embate.

"Nosso mais duro contra-ataque será dirigido à Casa Branca, ao Pentágono e a todo o território continental dos Estados Unidos superando amplamente o contra-ataque simétrico declarado por [Barack] Obama", afirma Pyongyang. A Coreia do Norte rebateu assim a acusação do FBI que, após investigação, responsabilizou o governo de Kim Jong-un pela invasão à Sony. Ameaças feitas pelo grupo hacker “Guardiães da Paz”, que reivindica o ataque, fizeram o estúdio cancelar o lançamento do filme “A Entrevista”. Apontado como estopim do conflito, o longa é comédia que mostra um plano da CIA para matar o líder norte-coreano.

Obama na entrevista de fim de ano (Foto: Pablo Martinez Monsivais/AP)Obama na entrevista de fim de ano (Foto: Pablo
Martinez Monsivais/AP)

'Maneira proporcional'
Para o presidente Obama, a invasão não foi “um ato de guerra”, mas “um ato de vandalismo cibernético que custou muito caro”. “Levamos isso muito a sério. Vamos responder de maneira proporcional”, sentenciou.

Cowie afirma que ainda não é possível saber a causa da suspensão da conexão, “mas os dados são consistentes com um ataque ou algo como uma falha de energia intermitente que afeta o equipamento de rede”. Na hipótese do ataque, o modelo utilizado, diz o cientista, é o DDoS. Chamado “ataque de negação”, ocorre quando um grande volume de tráfego é direcionado a um servidor com o objetivo de sobrecarregá-lo. Essa é a causa mais provável, afirma Cowi. “O padrão de longa instabilidade, seguida de suspensão, torna menos provável que seja o resultado de um simples corte de cabo de fibra ótica.”

Sob um regime ditatorial que mantém pouca conexão com o mundo, a Coreia do Norte possui poucas conexões com o mundo. Enquanto detém só quatro, países com população similar são mais conectadas. O Yemen possui 47, o Afeganistão, 370, e Taiwan, 5.031. Quinto em número de internautas no mundo e prestes a se tornar o quarto país da internet, o Brasil possui 26,5 mil redes de internet. Além dessas redes, a Coreia do Norte possui conexão a partir de um servidor da China Unicom, empresta estatal chinesa. Isso, porém, torna “a conectividade deles relativamente frágil”.

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de