Analista americano diz que economia favorece Dilma

Segundo Mark Weisbrot, codiretor do Centro de Pesquisa Econômica e Política, em Washington, e presidente da Just Foreign Policy, afirma que será uma enorme surpresa se a maioria dos brasileiros escolher pelo retorno das “políticas públicas fracassadas e menos inclusivas do passado”

Mark Weisbrot, "Venezuela and the Chavez Government, Advances and Shortcomings" panel
Mark Weisbrot, "Venezuela and the Chavez Government, Advances and Shortcomings" panel (Foto: Roberta Namour)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Para o americano Mark Weisbrot, codiretor do Centro de Pesquisa Econômica e Política, em Washington, e presidente da Just Foreign Policy, as questões econômicas favorecem a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, será uma enorme surpresa se a maioria dos brasileiros escolher pelo retorno das “políticas públicas fracassadas e menos inclusivas do passado”. Leia:

Questões econômicas favorecem Dilma

As questões ligadas à economia foram amplamente discutidas na disputa entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, que se encerra neste domingo (26). Muitas vezes, a cobertura do tema é malfeita e pouco compreendida, de modo que vale a pena rever as questões principais.

continua após o anúncio

Primeiramente, o histórico de atuação do PT. Sua conquista mais citada foi na área da redução da pobreza: o índice de pobreza caiu 55% desde 2003 e o de pobreza extrema, 65%. O crédito por isso cabe ao governo? Em grande medida, sim.

A economia cresceu muito mais nos governos do PT do que durante os oito anos de governo Fernando Henrique e boa parte disso se deve às políticas fiscal e monetária menos restritivas. A renda per capita cresceu 2,3% ao ano durante os anos do PT --contra 0,7% na era FHC--, mesmo incluindo a recessão de 2009 e o desaquecimento dos últimos anos.

continua após o anúncio

A ampliação do Bolsa Família, que de 16,2 milhões de pessoas passou a alcançar 57,8 milhões, e o aumento real de 90% do salário mínimo também representarem um reforço enorme para as pessoas pobres.

Mas o impacto das políticas governamentais também elevou a renda de muitos brasileiros para acima da linha de pobreza. Essas políticas incluem aumentos nas pensões públicas e um aumento real de 35% na média dos salários desde 2003.

continua após o anúncio

O fato de os salários terem continuado a subir mesmo depois de a economia ter começado a se desaquecer, em 2011, indica que ocorreu uma mudança estrutural em favor do poder de barganha dos trabalhadores. A economia continua com um índice de desemprego baixíssimo.

Desde 2011, contudo, o crescimento perdeu força e neste ano a economia entrou em recessão técnica. Para ver como Aécio Neves daria nova partida na economia, vejamos as declarações de seu coordenador econômico, Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central e hoje gerente de fundos de hedge.

continua após o anúncio

Arminio propõe restringir o Orçamento e reduzir a meta de inflação do governo, algo que, presume-se, também significaria a elevação das taxas de juros. Seu argumento é que essas medidas "restaurariam a credibilidade" da política econômica brasileira e, com isso, atrairiam mais investimentos privados.

Podemos ver até que ponto tal "retorno à ortodoxia econômica", como o "Financial Times" descreveu, vem funcionando na zona do euro ou em outros países, onde levou à recessão prolongada e a índices recordes de desemprego.

continua após o anúncio

Esse grupo quer conduzir a economia com um pé pressionando o freio e torcer para que os investidores o recompensem por fazê-lo. Mas os investidores raramente se animam com uma economia estagnada. Arminio Fraga, que será o ministro da Fazenda caso Aécio saia vencedor no domingo, também quer limitar a ação dos bancos públicos, o que significaria menos investimentos do governo.

Aécio e Arminio querem tornar o Banco Central mais independente do Executivo. Na prática, isso geralmente significa um Banco Central mais disposto a sacrificar o crescimento, o emprego, a redução da pobreza e a política industrial aos interesses do setor financeiro, ao buscar --muitas vezes em vão-- um índice de inflação mais baixo.

continua após o anúncio

A presidente Dilma Rousseff foi generosa demais quando disse que o PSDB "governou para apenas um terço do país". Foi um grupo muito menor que se beneficiou de presentes como privatizações maciças, enquanto a economia estagnava. Será surpreendente se a maioria dos brasileiros votar pelo retorno das políticas fracassadas e menos inclusivas do passado.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247