Série ASérie BEuropa

- Atualizado em

Com recorde, brasileiro de 17 anos faz 2º melhor tempo do ano entre juvenis

Primeiro juvenil do país a ter nadado os 100m livre abaixo dos 50 segundos, Felipe Ribeiro melhora marca pessoal e fatura o ouro na prova do Sul-Americano juvenil

Por Lima

Aos poucos Felipe Ribeiro vai se firmando como promessa da nova geração da natação do país. Na noite desta quarta-feira, o brasileiro de 17 anos fez o segundo melhor tempo de 2015 entre os juvenis ao se consagrar campeão na prova dos 100m livre no Campeonato Sul-Americano juvenil, em Lima, no Peru, com a marca de 49s16 - o australiano Kyle Chalmers já fez 48s69. Com esse tempo feito em Lima, que marcou o novo recorde da competição, o nadador santista seria quarto colocado no Troféu Maria Lenk, realizado no último fim de semana, atrás somente de Matheus Santana (48s78), Cesar Cielo (48s97) e João de Lucca (49s15).

natação Felipe Ribeiro 100m livre Campeonato Sul-Americano Juvenil (Foto: CBDA/Divulgação )Felipe Ribeiro é o novo dono do recorde dos 100m livre do Campeonato Sul-Americano Juvenil (Foto: CBDA/Divulgação )

"Objetivo é superar Cielo e Matheus Santana": conheça Felipe Ribeiro

- Estou muito feliz com essa marca e com a conquista da medalha de ouro para o Brasil. Melhorei quase 80 centésimos minha marca pessoal logo no começo da temporada e isso me anima bastante para as demais competições, principalmente o Mundial júnior de Cingapura. Vou seguir treinando cada vez mais para buscar tempos ainda menores - afirmou Felipe Ribeiro.

No Sul-Americano juvenil, o brasileiro também acumulou conquistas nos revezamentos 4x100m livre e 4x50m livre misto. A competição termina neste sábado, sendo que o santista ainda tem três provas pela frente: 50m livre, 200m livre e revezamento 4x200m livre.

Desde a última temporada, Felipe Ribeiro tem se destacado nas piscinas. Em 2014, ele se tornou o primeiro atleta juvenil brasileiro a nadar os 100m livre abaixo dos 50 segundos, completando a prova no Campeonato Brasileiro juvenil, em novembro, com o tempo de 49s93.