28/05/2015 07h35 - Atualizado em 28/05/2015 07h38

Festival de Cinema Europeu será realizado em Aracaju

São 18 filmes de diferentes países e mais variados gêneros.
Filmes serão exibidos no Centro de Cultura Aracaju e no Cine Vitória.

Do G1 SE

'O Sol Dentre' vai abrir o festival em Sergipe (Foto: Prefeitura de Aracaju/Divulgação)'O Sol Dentro' vai abrir o festival em Sergipe (Foto: Prefeitura de Aracaju/Divulgação)

O Festival de Cinema Europeu será realizado na capital sergipana entre os dias 9 e 14 de junho. As exibições gratuitas serão na Sala de Projeção Walmir Almeida, no Centro Cultural de Aracaju que funciona no antigo prédio da Alfândega, localizado na Praça General Valadão, e no Cine Vitória que fica na Rua do Turista, ambos os locais no Centro da cidade.

O  evento terá 18 filmes de países diferentes dos mais variados gêneros sobre o tema Cidadania e Desenvolvimento. Na sessão de abertura, na sala Walmir Almeida, será exibido o filme 'Il sole dentro' (O sol dentro) do diretor Paolo Bianchini. Veja a programação:

Sala Walmir Almeida

9 de junho (terça-feira) - 15h
"O Sol Dentro" (2012), de Paolo Bianchini - Itália
Drama | 100 min
Classificação Indicativa: livre
Sinopse: os guianeses Yaguine e Fodé escrevem uma carta para "os responsáveis pela Europa", em nome de todas as crianças da África. Eles pedem acesso à escola, comida, medicamentos. Com ela no bolso, os protagonistas se escondem dentro do bagageiro de um avião.

10 de junho (quarta-feira) - 15h
"Homens de Esperança" (2011), de Jiří Vejdělek - República Tcheca
Romance | 110 min
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Pode a infidelidade ser base de uma relação feliz? O boêmio e encantador Rudolf acredita que sim. Ele não entende a ingenuidade de seu correto genro Ondrej, que começa perigosamente a entediar sua esposa Alice. Como Rudolf é um pai amoroso, ele oferece algumas dicas comprovadas sobre como trazer a emoção para o casamento moribundo.

11 de junho (quinta-feira) - 14h
"Diamantes Negros" (2013), de Miguel Alcantud - Espanha
Drama | 94 min
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: os amigos de infância Amadou e Moussa são escolhidos em Mali por um olheiro de futebol. Eles são separados das suas famílias e levados a Madri. Uma viagem pela Espanha, Portugal e Norte da Europa, irá ensiná-los as sombras do "jogo bonito", um negócio que deixará de tratá-los como crianças para vê-los como "Diamantes Negros".

"A Gangue de Oss" (2011), de André van Duren - Países Baixos (16h)
Policial | 108 min
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: nos anos 30, a cidade de Oss era dominada pela criminalidade. A polícia militar do norte do país foi enviada para libertá-la de uma terrível gangue. No entanto, os agentes descobrem que até os funcionários municipais se envolvem na prática de crimes sexuais e fraude. O conflito explode entre o Sul católico e o Norte protestante do país, provocando a queda do governo - o último que havia antes da Segunda Guerra Mundial.

12 de junho (sexta-feira) - 14h
"Thomas, o Falcoeiro" (2000), de Václav Vorlíček - Eslováquia
Aventura | 96 min
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: debaixo de castelo do aristocrata Belador vive o jovem Tomás, de 14 anos, que é capaz de falar com os animais como seus familiares. Sua vida está correndo tranquilamente até o dia em que os cavalos matam o pai. O avô Metodei vai ao castelo de Belador pedir emprego. Tomás o acompanha e namora Formína, filha do proprietário. Para evitar ser castigado, Tomás escapa para a selva, onde aprende a arte de falcoaria.

"O Investigador" (2008), de Attila Gigor - Hungria (16h)
Suspense | 107 min
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: reservado e introspectivo, o patologista forense Tibor Malkáv cuida de sua mãe, que sofre de câncer. Precisando de dinheiro para o tratamento, o protagonista aceita matar um desconhecido. Inesperadamente, ele acaba experimentando um incomum jogo de identidades entre vítima e assassino.

Cine Vitória

13 de junho (sábado) - 14h
"A Estação de Rádio" (2012), de Nicolas Philibert - França
Documentário | 103 min
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Quantos takes são necessários para gravar a acústica perfeita de uma porta se abrindo? E para modular corretamente a voz de um leitor? O documentarista Nicolas Philibert encara o desafio de fazer um filme sobre a Radio France. Munido de sua câmera e equipamento de áudio, o cineasta passou seis meses dentro dos corredores do lugar, registrando a meticulosa rotina de trabalho dos funcionários da estação e sua programação - que inclui concertos, entrevistas, reportagens e conversas com ouvintes.

"Tabu" (2012), de Miguel Gomes - Portugal
Drama | 118 min
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Aurora é uma idosa temperamental que divide o andar de um prédio em Lisboa com sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um oculto episódio do seu passado: uma história de amor e crime vivida na África. O filme conta também a história do fim do império de Portugal no continente africano.

14 de junho (domingo) - 14h
"O Amante da Rainha" (2012), de Nikolaj Arcel - Dinamarca
Drama | 132 min
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: uma história sobre a dramática relação amorosa e aspirações políticas da Rainha Caroline e Johann Struensee, médico do desequilibrado Rei Christian VII. Eles sonham com um mundo melhor para o povo. Por intermédio da influência de Johann sobre o Governo do Rei, o poder da aristocracia é diminuído e reformas são introduzidas. Mas é somente uma questão de tempo antes que a corte retome o controle em nome do rei.

"O Reencontro" (2013), de Anna Odell - Suécia
Drama | 88 min
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Anna Odell, uma artista famosa, não foi convidada para o reencontro da turma da escola. Ela faz um filme sobre o que poderia ter acontecido se ela tivesse ido ao reencontro e confrontado seus ex-colegas, dos quais sofreu bullying. Mais tarde, ela mostra o filme para os ex-colegas de colégio, e documenta suas reações.

veja também