Internacional Titulo Visita tranquilizadora
John Kerry visita Arábia Saudita para discutir acordo nuclear iraniano e Iêmen
04/03/2015 | 11:13
Compartilhar notícia
JEAN-CHRISTOPHE BOTT/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


Após participar da reunião sobre as negociações do programa nuclear do Irã na cidade de Montreux, na Suíça, o secretário de Estado dos Estados Unidos John Kerry embarca para a Arábia Saudita nesta quarta-feira para discutir a questão nuclear e maneiras de acalmar as preocupações em relação à instabilidade vivida no Iêmen e em outros países do Oriente Médio, abalados politicamente por causa de combates entre facções rivais.

Kerry desembarcará em Riad, capital da Arábia Saudita, onde se encontrará com o novo rei saudita, Salman bin Abdul-Aziz Al-Saud, para discutir a crise com os ministros de Relações Exteriores de países membros do Conselho de Cooperação do Golfo, composto pelo Bahrein, Kuwait, Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

As autoridades dos Estados Unidos dizem que a intenção de Kerry é tranquilizar os países do Golfo Pérsico, principalmente Israel, de que o acordo não irá permitir que o Irã obtenha a bomba nuclear e que os Estados Unidos continuam preocupados com as questões de segurança.

Kerry deve reiterar ainda que os Estados Unidos apoiam os esforços da Organização das Nações Unidas (ONU) para promover um diálogo que conduza a uma transição política no Iêmen, que está em meio a uma crise que ameaça dividir o país. O intuito é resolver o impasse político entre os rebeldes, conhecidos como houthis, e o presidente do Iêmen, Abed Rabbo Mansour Hadi.

Na terça-feira, o presidente Hadi propôs Riad, capital da Arábia Saudita, como local de negociação com os rebeldes xiitas, que tomaram a capital do Iêmen, Sanaa. No entanto, os rebeldes devem rejeitar a mudança do local das negociações, de Sanaa para Riad, por temor de que a Arábia Saudita tome o poder no Iêmen por causa da proximidade dos países.

Além da questão nuclear iraniana e da crise no Iêmen, Kerry também discutirá a deterioração das condições na Síria e na luta contra os militantes do grupo terrorista Estado Islâmico na Síria e no Iraque.

No mês passado, os Estados Unidos fecharam sua embaixada na capital do Iêmen, Sanaa, removendo os funcionários para a cidade Jidá, na Arábia Saudita, até o término da crise no Iêmen. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;