Rio

Incêndio de grandes proporções atinge sobrado no Catete e deixa um ferido

Estofador estava dentro do imóvel quando começaram as chamas

RIO — Um incêndio de grandes proporções atingiu um sobrado de três andares, no Catete, Zona Sul da cidade, no fim da noite desta quinta-feira. O fogo começou por volta das 22h30, no imóvel localizado na Rua Bento Lisboa, esquina com a Rua Pedro Américo, onde funcionam uma loja de estofamento, outra de móveis usados e uma marmoraria. O estofador Carlos Luís Rodrigues, de 55 anos, que estava no local, teve ferimentos leves. Bombeiros dos quartéis do Catete e do Humaitá apagaram as chamas.

Como havia muita madeira dentro do sobrado, o fogo se alastrou facilmente. Ainda não há informações sobre o que teria causado o incêndio. Além de trabalhar há cerca de 20 anos no local, Carlos Luís mora no prédio, que é alugado. O estafador tentou controlar as chamas em um primeiro momento, mas acabou se ferindo no pulso ao se segurar próximo a uma escada que desabou.

Bombeiros combatem incêndio em edifício no Catete Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo
Bombeiros combatem incêndio em edifício no Catete Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo

— Peguei água no segundo andar e joguei onde estava pegando fogo. Estava vendo televisão quando tudo começou — afirmou ele. Carlos conseguiu salvar alguns pertences, como controles remotos e DVDs.

A advogada Odelita Veiga disse que viu as chamas de sua casa e, junto com o marido, correu para socorrer o estofador.

— A escada arrebentou e ele caiu. Uma pessoa arrombou a porta e conseguiu retirá-lo de lá. Ele não sabe nem quem o resgatou  — relatou a advogada.

Carlos Luís foi atendido pelos bombeiros e liberado em seguida. Foi necessário o uso de uma escada de incêndio para realizar o trabalho. Muitos móveis queimados foram espalhados pela rua. Devido à  grande quantidade de fumaça, moradores de prédios vizinhos mantiveram as janelas fechadas.

A Rua Pedro Américo e um trecho da Rua Bento Lisboa foram interditados ao tráfego. O imóvel foi isolado. Ainda havia bloqueio de vias para trabalho dos bombeiros por volta das 6h40m desta sexta-feira, segundo o Centro de Operações da prefeitura. Às 10h, a Rua Pedro Américo foi reaberta ao tráfego, mas voltou a ser interditanda durante a tarde. A liberação definitiva ocorreu apenas às 19h15m, assim como a da Rua Bento Lisboa.

Momento em que chamas atingem sobrado no Catete Foto: Leitor, via whatsapp
Momento em que chamas atingem sobrado no Catete Foto: Leitor, via whatsapp

Antes da chegada dos bombeiros, testemunhas afirmaram que houve pânico no local. A atendente Thaís Leandro, moradora do bairro, conta que teve correria.

— Houve explosões. As pessoas ficaram muito assustadas — disse ela.