28/01/2015 09h40 - Atualizado em 28/01/2015 15h57

Jordânia diz que está disposta a libertar iraquiana em troca de piloto

Há poucas semanas, grupo Estado Islâmico sequestrou piloto jordaniano.
Para libertá-lo eles exigem a soltura da iraquiana Sajida al-Rishawi.

Da Reuters

Mãe do piloto sequestrado pelo Estado Islâmico Muath al-Kasaesbeh exibe fotos do filho durante uma manifestação em frente à casa do primeiro-ministro em Amã. Ela exige que o governo jordaniano negocie com o Estado Islâmico para o liberação de Muath (Foto: Muhammad Hamed/Reuters)Mãe do piloto sequestrado pelo Estado Islâmico Muath al-Kasaesbeh exibe fotos do filho durante uma manifestação em frente à casa do primeiro-ministro em Amã. Ela exige que o governo jordaniano negocie com o Estado Islâmico para o liberação de Muath (Foto: Muhammad Hamed/Reuters)

O governo da Jordânia disse por meio de um porta-voz nesta quarta-feira (28) que o país está pronto para entregar a iraquiana Sajida al-Rishawi, presa por tentar realizar um ataque suicida, em troca da libertação de um piloto jordaniano capturado pelo grupo Estado Islâmico (EI). A exigência foi feita pelo EI na semana passada.

"A Jordânia está disposta a libertar a prisioneira Sajida al-Rishawi se o piloto jordaniano for libertado são e salvo", declarou o porta-voz do governo, Mohammad al-Momeni, segundo a televisão jordaniana. Nada foi dito pelo porta-voz acerca do refém japonês Kenji Goto, também em poder do grupo radical.

Com 44 anos, Sajida al-Rishawi está detida em uma prisão jordaniana desde a sua condenação à morte, em setembro de 2006, por atos terroristas que remontam a 9 de novembro de 2005. 

"Desde o início, a posição da Jordânia foi garantir a segurança de nosso filho, o piloto Maaz al Kassasbeh", disse o porta-voz citado pela televisão.

Em sua conta no Twitter, o ministro jordaniano das Relações Exteriores, Nasser Judeh, pediu "provas de que o herói Maaz está vivo". O EI não respondeu a esta solicitação.

O Estado Islâmico ameaçou executar nas próximas 24 horas o refém japonês e um piloto Muath al-Kasaesbeh se Amã não libertar a jihadista presa e condenada à morte, segundo um novo vídeo publicado na internet nesta terça-feira (27).

Pai do piloto Maaz al-Kassasbeh reza pela libertação do filho (Foto: AP Photo/Raad Adayleh)Pai do piloto Muath al-Kasaesbeh reza pela libertação do filho (Foto: AP Photo/Raad Adayleh)

O vídeo, postado em sites jihadistas, mostra uma foto de Goto segurando a foto de al-Kasaesbeh, com a suposta voz de Goto formulando a ameaça. Sua autenticidade não pode ser imediatamente verificada. Autoridades japonesas se reuniram para avaliar a autenticidade.

Fontes oficiais e militares jordanianas apontaram, por sua vez, que a mensagem do EI exige a libertação da iraquiana em troca do refém japonês, mas não menciona a soltura do piloto.

"Mas ameaça matar os dois" se Al Rishawi não for libertada, disseram as fontes.

O Japão prometeu trabalhar com a Jordânia para conseguir a soltura dos dois reféns após a morte de outro japonês na semana passada, mas reiterou que não vai ceder ao terrorismo.

Na manhã desta quarta-feira, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, classificou de vis as ameaças do EI e pediu ajuda à Jordânia para libertar Goto.

Os militantes radicais capturaram um piloto jordaniano após a queda de seu avião durante uma operação da coalizão liderada pelos Estados Unidos no leste da Síria em dezembro.

Imagem retirada de vídeo no Youtube publicado nesta terça (27)  em que Kenji Goto aparece segurando uma foto do que parece ser o piloto  Mu'ath al-Kaseasbeh (Foto: AP)Imagem retirada de vídeo no Youtube publicado nesta terça (27) em que Kenji Goto aparece segurando uma foto do que parece ser o piloto Muath al-Kasaesbeh (Foto: AP)
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de