19/12/2014 17h51 - Atualizado em 19/12/2014 17h51

Brasileira diz que apoia extinção de prova de biquíni do Miss Mundo

Organização do concurso anunciou eliminação de prova para 2015.
Julia Gama participou do Miss Mundo neste ano e ficou no top 10.

Do G1 RS

Julia Gama Miss Mundo Brasil (Foto: Leonardo Rodrigues/ Miss Mundo Brasil 2014)Julia Gama gostou da mudança no concurso
(Foto: Leonardo Rodrigues/ Miss Mundo Brasil 2014)

A extinção do desfile de trajes de banho do Miss Mundo, anunciada pela organização da competição, é encarada como positiva pela representante brasileira deste ano. A gaúcha Julia Gama, 21 anos, afirma que o concurso valoriza a mulher além da beleza e por isso apoia a decisão. A medida valerá a partir de 2015.

“Eu coloco o Miss Mundo em uma categoria diferente. Não é um concurso de beleza só. A maneira como eles nos tratam é diferente. O concurso não busca eleger um símbolo sexual. É uma embaixadora para servir o mundo como cidadã, e nesse sentido não vejo por que explorar tanto essa imagem, esse estigma do corpo perfeito. Acho super positivo e apoio”, diz Julia, que retornou ao Brasil na última terça-feira (16).

A gaúcha ficou entre as 10 melhores colocadas do concurso, que terminou no último dia 14, em Londres, na Inglaterra. A vencedora foi a representante da África do Sul, Rolene Strauss. Um ano antes, a também gaúcha Sancler Frantz venceu a prova de trajes de banho, a única brasileira a vencer essa disputa na história do concurso.

A atual representante do Brasil afirma que orgulha-se de ter sido muito elogiada pelo projeto social apresentado por ela, “Todos contra a Hanseníase”, que luta pela erradicação da doença no país. Quanto à prova de biquíni, que não figurou entre as primeiras, ela ficou surpreendida com o resultado das 10 melhores colocadas.

“Nesse ano, eu até comentava com as meninas lá, não foram escolhidos os 10 corpos mais bonitos. Acho que contou muito a desenvoltura, o look que você montaria para ir para praia, a atitude. Eu já senti que era mais saudável que outros concursos que vi. Mas apoio e fico bem feliz com a extinção”, completou.

Segundo os organizadores, o concurso no Brasil vai adotar uma nova prova para substituir a competição do traje de banho e deve anunciar, em breve, data e local do Miss Mundo Brasil em 2015.

Concurso internacional
O Miss Mundo foi criado em 1951 como um festival de biquíni, em Londres, por Eric Morley, marido da atual responsável pelo concurso Julia Morley, morto em 2000. Até 1975 a vencedora do Miss Mundo era coroada em traje de banho. Em 1976, a jamaicana Cindy Breakspeare foi a primeira Miss Mundo a ser coroada em traje de gala.

Após polêmica decorrente do desfile de maiô no Miss Mundo 1996, na Índia, o concurso deixou de apresentar essa prova no dia da final. Depois de 1997, as candidatas eram pontuadas desfilando de maiô a portas fechadas e somente apareciam em filmagens realizadas em praias e pontos turísticos dos países sedes.

Em 2003 foi criada a prova preliminar 'Beach Beauty', que dava vaga entre as semifinalistas para a vencedora. Em 2011, a competição passou a apenas valer pontos e dois anos depois, em Bali, passou a se chamar 'Beach Fashion', já que as candidatas tiveram que desfilar com 'sarongues' (pedaços de tecidos tradicionalmente usados em torno da cintura, originários da Indonésia).

Brasileira Julia Gama (centro) foi semifinalista do concurso. (Foto: Divulgação)Brasileira Julia Gama (centro) foi semifinalista do concurso. (Foto: Divulgação)

 

Shopping
    busca de produtoscompare preços de