Reuters

24/11/2014 17h03 - Atualizado em 24/11/2014 17h04

ONU não vai cumprir meta de conter ebola até 1º de dezembro

Meta era de ter 70% dos doentes em tratamento e 70% de enterros seguros.
Houve progresso na Libéria, mas doença aumentou em Serra Leoa.

Da Reuters

  Trabalhadores da Cruz Vermelha de Guiné carregam corpo de uma vítima do ebola na cidade de Macenta (Foto: AFP Photo/Kenzo Tribouillard) Trabalhadores da Cruz Vermelha de Guiné carregam corpo de uma vítima do ebola na cidade de Macenta (Foto: AFP Photo/Kenzo Tribouillard)
 

A Missão da Organização das Nações Unidas de Resposta de Emergência ao Ebola não conseguirá cumprir plenamente o seu objetivo de conter o vírus até 1º de dezembro devido ao aumento no número de casos em Serra Leoa e em outros lugares, afirmou o chefe da UNMEER (na sigla em inglês), Anthony Banbury, nesta segunda-feira (24).

A missão da ONU estabeleceu a meta em setembro de ter 70% dos doentes de ebola em tratamento e 70% dos mortos enterrados em segurança. Essa meta será atingida em algumas áreas, disse Banbury à Reuters. Ele citou progresso na Libéria.

Infográfico sobre ebola, V6 (Foto: Infográfico/G1)

5.459 mortos
O número de mortos na epidemia de ebola subiu para 5.459, em 15.351 casos identificados em oito países até 18 de novembro, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (21).

Os números mostraram um aumento de 39 mortes e 106 novos casos desde a última atualização, divulgada na quarta-feira (19).

"A transmissão continua intensa na Guiné, Libéria e Serra Leoa", disse a OMS, referindo-se aos três países da África Ocidental, os mais atingidos pelo surto, que respondem por todas as mortes, com exceção de 15.

Todos os seis casos de ebola conhecidos no Mali morreram e 327 contatos expostos ao vírus estão sendo monitorados na capital Bamako, afirmou a entidade.

Nesta sexta-feira, a OMS declarou que um surto de ebola separado na República Democrática do Congo estava acabado, depois que ninguém mais apresentou sintomas por dois períodos de incubação desde o último caso. Ao todo, foram 49 mortes entre 66 pessoas infectadas na província de Equateur.

Veja detalhes dos locais com contaminação:

Guiné: São 2.047 casos, entre confirmados, prováveis e suspeitos. Ao todo, morreram 1.214 pessoas.

Libéria: São 7.082 casos, entre confirmados, prováveis e suspeitos. Ao todo, morreram 2.963 pessoas.

Serra Leoa: Foram 6.190 casos, entre confirmados, prováveis e suspeitos. Ao todo, morreram 1.267 pessoas.

Mali: Fouve 6 casos, entre confirmados e prováveis, e todos morreram.

Espanha: Houve apenas um caso confirmado, o da enfermeira Teresa Romero, que já foi curada.

Estados Unidos: Houve quatro casos da doença. Um dos pacientes morreu e três outros foram curados.

Nigéria: Foram 20 casos de ebola, entre confirmados e prováveis, que levaram a 8 mortes. O país já foi declarado livre da doença.

Senegal: Houve apenas um caso da doença e o paciente se recuperou. O país já foi declarado livre da doença.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de