Cuiabá, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
CAOS NA SAÚDE
25.10.2014 | 11h24 Tamanho do texto A- A+

Paciente passa por cirurgia sem anestesia; caso vai ao MP

Vizinho registrou boletins de ocorrência na Polícia de VG; ele corria risco de perder um pé

Lislaine dos Anjos/MidiaNews

O técnico de enfermagem, Rodrigo Machado, que denunciou o caso à polícia e ao Ministério Público Estadual (MPE)

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
A falta de medicamentos e insumos hospitalares no Pronto-Socorro de Várzea Grande (PSVG) voltou a ser alvo de denúncia ao Ministério Público Estadual (MPE), no último dia 21, após a situação resultar em risco de amputação para um morador que precisou dos serviços da unidade.

O motociclista José Marcos Francisco, de 36 anos, se envolveu em um acidente de trânsito, na manhã do dia 4 de outubro, e teve o pé direito lacerado (rasgado).

O acidente ocorreu em uma rotatória, na Avenida Ulisses Pompeu de Campos, na região do KM Zero, e José Marcos foi levado pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ao Pronto-Socorro da cidade.

No local, após constatar a laceração, ele foi informado de que teria que se submeter a uma microcirurgia para reconstrução do pé, sem receber, no entanto, qualquer tipo de anestesia.

"O médico disse que se ele estivesse sentindo muito dor e aguentasse, a cirurgia podia ser feita. Foram dadas medicações de baixo nível sedativo, como Dipirona e Tramal. Você ouvia os gritos dele do corredor"


A denúncia foi feita pelo técnico de enfermagem Rodrigo Machado, 27, que também registrou, na Central de Flagrantes de Várzea Grande, boletins de ocorrência para preservação de direito contra o Pronto-Socorro de VG e o Centro de Especialidades Médicas (Postão), em nome da vítima.

Rodrigo é vizinho da vítima e conta que acompanhou o amigo durante todo o resgate, sendo informado da necessidade de realização de sutura e cirurgia, sem que houvesse todo o sedativo necessário.

“O médico disse que, se ele estivesse sentindo muito dor e aguentasse, a cirurgia podia ser feita. Foram dadas medicações de baixo nível sedativo, como Dipirona e Tramal. Você ouvia os gritos dele do corredor”, relatou.

Segundo o técnico de enfermagem, muitas outras pessoas aguardavam na fila para passar por cirurgia, mas aguardavam o fornecimento de anestesia no local. Ele conta que seu vizinho entrou na sala de cirurgia às 10h, saindo às 14h.

“Foram quatro horas nessa situação, ouvindo os gritos, porque tinha muito caco de vidro e impurezas na perna dele”, disse.

Rodrigo conta que, na sequência, José Marcos foi liberado do hospital, por falta de leitos.

“Por volta das 18h, ele foi liberado, sendo que devia ficar no hospital em observação, porque ele precisava tomar antibióticos, por se tratar de um procedimento delicado. Mas o médico disse que o risco de infecção também era muito alto no hospital, devido a superlotação e por não haver nenhum local adequado para que as pessoas que acabaram de passar por cirurgia pudessem ficar”, afirmou.

""[...] o pé dele começou a apodrecer, por não ter recebido a atenção necessária no período pós-cirúrgico"

“Via Sacra”


Na segunda-feira (6), já em casa, José Marcos se dirigiu ao Postão de Várzea Grande, no Centro da cidade, acompanhado de Rodrigo, para passar pela primeira troca de curativo, bem como por uma avaliação médica para saber se procedimento cirúrgico foi concluído com êxito.

“Chegando lá, não havia médicos e os profissionais da área de saúde me informaram que não tinha material para fazer curativo. Ou seja, ele continuou com o curativo de sábado. Saímos de lá revoltados”, contou Rodrigo.

O técnico de enfermagem, então, levou o vizinho até à Policlínica do Verdão, em Cuiabá, onde foram atendidos e, em seguida, orientados a procurarem o Posto de Saúde do bairro Cidade Alta, também na Capital, onde os materiais e procedimentos necessários poderiam ser encontrados.

“Nesse posto, ele foi atendido e o médico que o atendeu questionou a razão de ele ter sido liberado, afirmando que isso não deveria ter ocorrido”, disse.

Na tarde de quarta-feira (22), Rodrigo decidiu levar o vizinho até a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Morada do Ouro, em Cuiabá, porque desconfiou do inchaço que o pé do vizinho começou a apresentar, bem como a aparência de estar necrosado, mesmo recebendo os cuidados necessários em casa.

“Lá, o médico constatou que o pé dele começou a apodrecer, por não ter recebido a atenção necessária no período pós-cirúrgico. Ele foi encaminhado para o Pronto-Socorro de Cuiabá, para passar por uma cirurgia de debridamento [remoção do tecido morto] e uma nova cirurgia de reconstrução do pé”, afirmou.

"Ele corre o risco de ter o pé amputado, porque a infecção instaurou e pode cair na estrutura óssea"

Denúncia


De acordo com Rodrigo, até a manhã de quinta-feira (23), José Marcos não havia passado por uma cirurgia. Nesse meio tempo, ele decidiu registrar os boletins de ocorrência e procurar o MPE, para denunciar o que chama de negligência do poder público.

“Ele corre o risco de ter o pé amputado, porque a infecção instaurou e pode cair na estrutura óssea. Se isso ocorrer, pode dar uma infecção geral e ele terá que amputar. Nem culpo os médicos, porque eles têm boa vontade no PSVG, mas não têm estrutura e material para trabalhar. O caos tá instalado naquele lugar”, disse.

“Em Cuiabá, o Pronto-Socorro Municipal está lotado. Mas, em Várzea Grande, a situação está pior, porque há pessoas deitadas no chão, não tem os insumos”, completou.

"Isso é um descalabro. Nem presídio vive uma condição subumana como nós vimos aqui"

Risco de interdição


Nesta semana, o Pronto-Socorro de Várzea Grande foi alvo de uma vistoria de representantes da Justiça, após uma mãe denunciar a falta de medicamentos para seus dois filhos, que foram diagnosticados com meningite e liberados do hospital.

Na reportagem, feita pela TV Centro América (Rede Globo/Canal 4),na última quarta-feira (22), o juiz da 3ª Vara de Fazenda Pública, Alexandre Elias Filho, afirmou que a situação encontrada será analisada para decidir se irá interditar ou não o hospital.

“Isso é um descalabro. Nem presídio vive uma condição subumana como nós vimos aqui”, relatou.

Assista AQUI à reportagem da TVCA.

Outro lado


A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Várzea Grande, mas nenhuma resposta sobre o caso foi dada até a edição dessa reportagem.

Confira abaixo as cópias dos boletins de ocorrência e da denúncia feita por Rodrigo:


Reprodução


Reprodução


Reprodução


Reprodução

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
12 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Júnior  27.10.14 09h37
Mas agora está tudo tranquilo. O PT vai ficar mais quatro anos e a saúde pública no Brasil vai ser de primeiro mundo. A união vai, finalmente, assumir sua responsabilidade na saúde pública e vai dar tudo certo! Né n?
30
6
André  27.10.14 09h20
Isso tudo tendo um prefeito que é médico.
21
0
Ana Paula  27.10.14 07h52
Essa é a saude que certos "governantes" afirmam não ter problemas.
17
1
Othon Fialho Blessmann  26.10.14 17h37
Othon Fialho Blessmann, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
deliane  26.10.14 16h26
Quem dera todos tivessem a mesma iniciativa como esse profissional... Mil parabens, esse sim realmente se importou, nao so presenciou e conformou como muitos fazem, mas agora eu pergunto as autoridades... Ira interditar e mandar os pacientes pra onde? Pra suas casas? Aaaaaah pelo amor de Deus, de jeito em verbas logo, devolvam o que voces embolsaram Sr. Dr. Wallace desumano, e astruturam esse lugar ai, se es que pode ser chamado de PS... Grandes hospitais da familia do Sr. prefeito estao sendo construido em outras cidades de mato grosso, e todo mundo sabe, com dinheiro que e nosso...entao MINISTERIO PUBLICO, pra que serve... vamos agir, cumprir com sua competencia SR. Promotor.
16
0