Economia

Adolescente de 16 anos é preso suspeito de hackear CIA, NSA e FBI

Jovem colocou em xeque segurança das principais agências de inteligência americanas

O adolescente teria invadido conta de e-mail pessoal do diretor da CIA, John Brennan
Foto: Gabriella Demczuk / AFP
O adolescente teria invadido conta de e-mail pessoal do diretor da CIA, John Brennan Foto: Gabriella Demczuk / AFP

LONDRES — A polícia britânica prendeu um adolescente de 16 anos suspeito de ser o autor de ataques hackers que colocaram em xeque a segurança da NSA (Agência de Segurança Nacional), CIA (Agência Central de Inteligência) e FBI (Agência Federal de Investigação). Sob o codinome “cracka”, ele teria invadido as contas pessoais de e-mail do diretor da CIA, John Brennan, do ex-diretor do FBI Mark Giuliano e do diretor da NSA, James Clapper, além de outros funcionários do alto escalão da Casa Branca e outras agências federais americanas.

O jovem foi preso na terça-feira e liberado após pagamento de fiança. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela South East Regional Organised Crime Unit (SEROCU), da National Crime Agency, equivalente britânica do FBI. Em comunicado, a agência confirma “a prisão de um garoto de 16 anos na terça-feira (09/12) sob suspeita de conspiração para cometer acesso não autorizado a materiais em computadores”. O nome do suspeito não foi divulgado, nem quais acusações ele enfrentará.

Por causa da sofisticação e audácia dos ataques, agentes do FBI ficaram chocados quando encontraram um “nerd de computadores de 16 anos” que acobertou muito bem todos os passos das ações, disse um agente americano à CNN. “Cracka”, que faria parte do grupo “Crackas with Attitude”, ganharam reconhecimento internacional em outubro do ano passado, quando obtiveram acesso a contas pessoais de funcionários do alto escalão das principais agências de segurança americanas.

Esta semana, o grupo vazou informações pessoais de 20 mil funcionários do FBI e 9 mil agentes do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS). Investigadores confirmaram que os invasores também tiveram acesso a um drive compartilhado com documentos sensíveis, como relacionados a investigações em andamento. Todos os equipamentos eletrônicos do adolescente foram confiscados para perícia.

Em entrevista ao site Motherboard, o jovem acusado de ser o Cracka confirmou ter sido preso:

“Eles estão tentando arruinar a minha vida”.

O jovem afirmou ter sido preso na terça-feira, acusado de ataques contra Brennan, funcionários da Casa Branca e o vazamento de informações pessoais de agentes do FBI e DHS. Ao ser interrogado, o adolescente se recusou a responder às perguntas e foi liberado sob fiança após sete horas detido. Ele negou ser o procurado hacker:

“Eu não sou quem você pensa que sou”, disse o jovem. “Eu sou inocente até que provem que sou culpado, então não tenho nada a me preocupar”.