09/02/2016 04h00 - Atualizado em 09/02/2016 04h00

New Hampshire realiza primária presidencial nesta terça; entenda

É o primeiro estado a fazer prévia com votação, e não em forma de caucus.
Estado é rico e tem tradição de ter muitos eleitores independentes.

Do G1, em São Paulo

Hillary Clinton cumprimenta uma família em restaurante en Windham, New Hampshire, durante campanha nesta segunda (8) (Foto: Brian Snyder/Reuters)Hillary Clinton cumprimenta uma família em restaurante en Windham, New Hampshire, durante campanha nesta segunda (8) (Foto: Brian Snyder/Reuters)

O estado de New Hampshire realiza nesta terça-feira (9) suas primárias presidenciais, fase em que determina os delegados dos partidos Democrata e Republicano que vão apoiar a nomeação dos candidatos nas convenções nacionais, que ocorrem em julho.

Diferente do estado de Iowa, onde a votação foi feita em forma de caucus, espécie de assembleia comunitária, em New Hampshire a votação é parecida com uma eleição, com os eleitores depositando seus votos em urnas.

Os eleitores em New Hampshire vão escolher 32 delegados democratas e 23 republicanos. A votação é feita por um sistema misto, em que participam tanto os eleitores registrados em cada partido como qualquer eleitor, que pode escolher de qual primária participar.

Ted Cruz participa de ato de campanha em New Hampshire nesta segunda (8) (Foto: Eric Thayer/Reuters)Ted Cruz participa de ato de campanha em New Hampshire nesta segunda (8) (Foto: Eric Thayer/Reuters)
 

Iowa
Após o resultado do caucus de Iowa, os pré-candidatos buscam conquistar os votos dos eleitores de New Hampshire. Entre os republicanos, Ted Cruz saiu na frente na disputa por uma vaga para concorrer à presidência com 28% dos votos dos eleitores republicanos.

O resultado contrariou pesquisas de boca de urna que o colocavam em segundo lugar, atrás de Donald Trump, que ficou com 24%. E a maior surpresa do Partido Republicano foi o crescimento de Marco Rubio, que terminou o caucus em terceiro lugar, com 23%, apenas um ponto a menos do que Trump.

Já a disputa entre os democratas foi mais acirrada, e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton venceu o senador Bernie Sanders com 49,8% contra 49,6% dos votos democratas.

Historicamente, New Hampshire marca o tom das eleições e serve de filtro para os candidatos mais frágeis de cada campo, democrata e republicano.

O republicano Donal Trump discursa em ato de campanha nesta segunda (8) em New Hampshire (Foto: Rick Wilking/Reuters)O republicano Donal Trump discursa em ato de campanha nesta segunda (8) em New Hampshire (Foto: Rick Wilking/Reuters)

Veja abaixo as informações mais importantes sobre as primárias em New Hampshire:

População
New Hampshire tem 1,3 milhão de habitantes, dos quais 91,3% são brancos não latinos. Os afro-americanos representam 1,5% da população, os latinos, 3,3%, e os asiáticos, 2,5%. Sua capital, Concord, tem 42.000 habitantes. Seu apelido é "o estado de granito", e seu lema, "Viver livre ou morrer". A renda média é de quase US$  65 mil, superior à do conjunto dos EUA (US$ 53 mil dólares).

Pesquisa
Uma pesquisa de intenção de voto nas primárias de New Hampshire feita pelo Instituto Quinnipiac mostra que entre os democratas, o senador Bernie Sanders diminui a cada dia sua distância em relação à sua principal oponente, Hillary Clinton, aparecendo com 42% contra 44% da ex-secretária de Estado.

Na enquete do Instituto Quinnipiac, o senador pelo estado de Vermont disputa a corrida cabeça a cabeça. Há menos de dois meses, o mesmo instituto atribuía 61% das preferências a Hillary, e 30% a Sanders.

Já entre os republicanos, o magnata Donald Trump se mantém na liderança com 31% das intenções de voto para New Hampshire, à frente do ultraconservador Ted Cruz (22%) e do senador Marco Rubio (19%).

Para a pesquisa do Quinnipiac, 1.125 pessoas foram entrevistadas entre 2 e 4 de fevereiro. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Eleitores independentes
O estado tem um total de 882.959 eleitores, com 9.027 novos inscritos desde o final de dezembro. A maioria são independentes (398.472, ou seja, 44%), enquanto 231.376 são inscritos como democratas e 262.111, como republicanos.

A porcentagem de eleitores não registrados e independentes cresce “a uma escala crescente ao longo das últimas décadas e atingiu seu ponto mais alto”, segundo disse à CBS News o presidente do grupo de pesquisas The MassINC Polling, Steve Koczela.

Pelo sistema misto das primárias no estado, esses eleitores podem participar tanto das primárias republicanas quando dos democratas. Por isso, os votos dos independentes e não registrados podem fazer diferença para os pré-candidatos.

Republicano Marco Rubio faz campanha em New Hampshire nestasegunda (8) (Foto: Carlo Allegri/Reuters)Republicano Marco Rubio faz campanha em New Hampshire nestasegunda (8) (Foto: Carlo Allegri/Reuters)

Último momento
Os eleitores de New Hampshire levam a sério o papel de primeiro estado a organizar suas primárias (em Iowa, há caucus). Muitos vão ouvir os candidatos e só se decidem no último momento em quem votar. Os candidatos passam muito tempo de campanha e gastam milhões de dólares em propaganda televisiva no estado.

O republicano John Kasich esteve 29 vezes em New Hampshire e participou de 186 atividades, segundo a rede regional NECN. Seu rival Chris Christie, governador de Nova Jersey (leste), visitou o estado 23 vezes, com 85 atividades.

O democrata Bernie Sanders, senador do vizinho Vermont, esteve 27 vezes, com 93 atos, e sua rival Hillary Clinton, 23, com 85 atividades.

"Todos os presidentes desde 1952 ganharam uma primária em New Hampshire", explicou à AFP o secretário de Estado, Bill Gardner, falando de forma global, já que Bill Clinton e Barack Obama perderam lá ao serem eleitos pela primeira vez à Casa Branca.

"Treze daqueles que ganharam a primária tornaram-se presidentes pela primeira vez. Em outras três ocasiões, o segundo foi presidente", afirmou. Nunca um candidato que ficou em terceiro em New Hampshire foi presidente do país.

Democrata Ben Sanders discursa em New Hampshire nesta segunda (8) (Foto: Shannon Stapleton/Reuters)Democrata Ben Sanders discursa em New Hampshire nesta segunda (8) (Foto: Shannon Stapleton/Reuters)

Vencedores anteriores nas primárias de New Hampshire
- 2012: Mitt Romney entre os republicanos. Entre os democratas, não houve, porque Barack Obama buscou e obteve sua reeleição.

- 2008: Hillary Clinton ganhou entre os democratas, seguida de Obama. Do lado republicano, venceu John McCain. Obama foi eleito presidente.

- 2004: John Kerry ganhou entre os democratas. Entre os republicanos, não houve, porque George W. Bush buscou e obteve sua reeleição.

- 2000: Al Gore do lado democrata. Do lado republicano, John McCain, seguido de George W. Bush, eleito presidente.

- 1996: Pat Buchanan ganhou entre os republicanos. Entre os democratas, não houve porque, Bill Clinton voltou a se apresentar e foi reeleito.

Eleições EUA prévias caucus primárias infográfico (Foto: Editoria de Arte/G1)
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de