Agencia EFE

30/08/2015 05h45 - Atualizado em 30/08/2015 09h09

Guarda litorânea grega recupera mais de 700 imigrantes em 48 horas

Operações de resgate se desenvolveram várias ilhas do país.
Locais se transformaram na principal rota de entrada de ilegais.

Da EFE

Imigrantes cruzam a fronteira da Grécia (Foto: AP Photo/Giannis Papanikos)Imigrantes cruzam a fronteira da Grécia (Foto: AP Photo/Giannis Papanikos)

A guarda litorânea da Grécia recuperou ou interceptou mais de 700 refugiados e imigrantes ilegais neste fim de semana em diferentes ilhas do país.

Segundo comunicou a guarda, as operações de resgate se desenvolveram em sua maioria nas ilhas de Lesbos, Kos, Samos e Ikaria, no mar Egeu, que por sua proximidade com o litoral da Turquia se transformaram na principal rota de entrada rumo à União Europeia.

Em uma das operações, realizadas no sábado perto da ilha de Simi um imigrante de 17 anos morreu durante um tiroteio entre a guarda litorânea grega e supostos traficantes.

Criança imigrante é vista em janela de ônibus após chegar do navio de passageiros no porto de Piraeus, perto de Atenas (Foto: Stoyan Nenov/Reuters)Criança imigrante é vista em janela de ônibus após
chegar do navio de passageiros no porto de Piraeus,
perto de Atenas (Foto: Stoyan Nenov/Reuters)

Segundo o comunicado oficial, o confronto aconteceu quando vários supostos traficantes que dirigiam a embarcação com cerca de 70 imigrantes abriram fogo contra uma embarcação da guarda costeira grega.

Dados publicados pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) revelam que neste ano chegaram à Grécia mais de 180 mil imigrantes ilegais.

tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de