07/10/2015 06h31 - Atualizado em 07/10/2015 09h35

Ex-governador do RN deixa hospital e volta a ficar preso em quartel da PM

Com alta médica, Fernando Freire deve ser transferido para penitenciária.
Preso desde julho, ele é condenado por desviar recursos públicos.

Do G1 RN

Ex-governador Fernando Freire foi condenado à prisão no RN (Foto: Marcelo Barroso/Tribuna do Norte)Ex-governador Fernando Freire foi condenado à
prisão (Foto: Marcelo Barroso/Tribuna do Norte)

O ex-governador do Rio Grande do Norte Fernando Freire deixou a Casa de Saúde São Lucas nesta terça-feira (6) e voltou a ficar preso em uma unidade da Polícia Militar. Era noite quando ele foi levado do hospital para o quartel do Batalhão de Operações Especiais Policiais (Bope), que fica na Zona Norte de Natal.

Condenado por crime de peculato (desvio de recursos públicos), Freire aguarda transferência para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior unidade prisional do estado. A unidade fica em Nísia Floresta, município na região Metropolitana da capital potiguar. Segundo a assessoria de comunicação da PM, essa transferência deve acontecer ainda na manhã desta quarta-feira.

Fernando Freire foi detido no dia 25 de julho na orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Ele morava havia três meses na capital carioca e residia no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da capital carioca. Dois dias depois, ele foi trazido para o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no bairro do Tirol, em Natal. Na madrugada de 25 de setembro, dia em que deveria ter sido transferido para Alcaçuz, Freire passou mal e foi internado.

No início da semana, o juiz da Vara de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar Vilar dos Santos, deu prazo de dois dias para que o comando da PM apresentasse documentação médica que esclarecesse o motivo de o ex-governador ainda não ter sido custodiado na penitenciária, conforme decisão do próprio magistrado.

No início do mês, o STJ concedeu um habeas corpus ao ex-governador para substituir a prisão preventiva por outras medidas cautelares, como o comparecimento mensal à Justiça, além da proibição de ausentar-se de Natal. "Mas isso, no entanto, não significa liberdade do recorrente, pois existem outros motivos para ele continuar preso", ressaltou o Ministério Público.

Condenações
Fernando Freire possuía quatro mandados de prisão em aberto de processos em que foi condenado. As penas somadas chegam a 39 anos de prisão.

De acordo com o procurador-geral, três das quatro condenações são relativas ao escândalo conhecido como 'Máfia dos Gafanhotos', e a quarta se refere a um processo sobre concessão ilegal de incentivo a uma empresa potiguar e pagamentos indevidos para agentes públicos.

Ex-governador do RN, Fernando Freire, foi preso em Copacabana e levado para a 12ª Delegacia de Polícia do RJ (Foto: Matheus Rodrigues/G1)Ex-governador do RN, Fernando Freire foi preso em Copacabana, no Rio (Foto: Matheus Rodrigues/G1)