02/08/2015 09h45 - Atualizado em 02/08/2015 09h50

Autoridade malaia diz que peça que seria de avião é 'escada doméstica'

Restos metálicos foram encontrados neste domingo na Ilha de Reunião.
Pedaço de asa que poderia ser da Malaysia Airlines foi achado na região.

Do G1, em São Paulo

O chefe da aviação civil da Malásia, Azharuddin Abdul Rahman, disse neste domingo (2) que a peça metálica encontrada na Ilha de Reunião, no Oceano Índico, que poderia ser do avião desaparecido da Malaysia Airlines, é na verdade uma “escada doméstica” e não um pedaço de uma aeronave, descartando que o objeto possa ser do desaparecido voo MH370. As informações são da Associated Press.

Mais cedo, o Ministro dos Transportes da Malásia afirmou que foram encontrados mais "restos metálicos" que pertenceriam a um Boeing 777 na ilha francesa. Nesta semana, um pedaço da asa de um avião do tipo foi encontrado no local. .

Policiais recuperaram uma peça de 10 centímetros por 10 no litoral de Saint Denis, norte da ilha. O pedaço havia sido encontrado por um morador. Os agentes alertaram a brigada de transporte aéreo, responsável pelas investigações.

Foto deste domingo (2) mostra pedaços metálicos achados na Ilha de Reunião; autoridade malaia descartou que eles sejam de avião da Malaysia Airlines (Foto: Richard Bouhet/AFP)Foto deste domingo (2) mostra pedaços metálicos achados na Ilha de Reunião; autoridade malaia descartou que eles sejam de avião da Malaysia Airlines (Foto: Richard Bouhet/AFP)
Autoridades francesas analisam suposta parte de avião da Malaysia Airlines, na ilha de Reunião, nesta quinta-feira (30) (Foto: Zinfos974/Prisca Bigot/Reuters)Autoridades francesas analisam suposta parte de avião da Malaysia Airlines, na ilha de Reunião, na última quinta-feira (30) (Foto: Zinfos974/Prisca Bigot/Reuters)

Também neste domingo em Saint André, local onde foi encontrado o pedaço da asa de avião, um homem entregou à polícia um fragmento de alumínio de 70 centímetros, por suspeitar que era parte de uma porta de avião.

Outros destroços
Na última quarta-feira (29), um fragmento de asa pertencente a um Boeing 777, similar ao que desapareceu, foi achado nesta ilha do Oceano Índico. Ele chegou neste sábado (1º) à França, onde vai ser analisado para verificar se pertence à Malaysia Airlines. O voo MH370 desapareceu sem rastro há mais de um ano com 239 pessoas a bordo.

O ministro malaio confirmou que esse destroço de dois metros foi oficialmente identificado como parte da asa de um Boeing 777.

"Foi verificado pelas autoridades francesas junto à fabricante Boeing, à agência de segurança nacional no transporte dos Estados Unidos e a equipe malaia que inclui o departamento de aviação civil, a Malaysia Airlines e o grupo de investigação sobre o (voo) MH370", indicou Liow.

A parte encontrada foi encaminhada a Balma, nos arredores de Toulouse (sul da França), onde fica o DGA TA, laboratório subordinado ao Ministério da Defesa e especializado em investigações técnicas sobre acidentes de aviões.

No entanto, a perícia não começará até a quarta-feira, prazo concedido para garantir a chegada de todos os especialistas que farão o estudo.

Essa análise será realizada na presença de um juiz da seção de investigação da Gendarmaria de Transporte Aéreo (SRGTA), de um membro do Escritório de Investigação e Análise (BEA), de um especialista aeronáutico malaio e de um representante das autoridades judiciais do país.

A fabricante americana Boeing também anunciou na sexta-feira o envio de uma equipe técnica à França para colaborar nessas atividades.

A análise buscará principalmente descobrir o número de série da peça, de modo a determinar sua procedência e posteriormente a busca de qualquer elemento que permita elucidar se a aeronave explodiu durante o voo ou caiu diretamente na água.

Desaparecimento do voo MH370 mapa 290 (Foto: Editoria de Arte/G1)

O ministro australiano de Transportes, Warren Truss, afirmou na quinta-feira que o fragmento foi localizado em uma rota de acordo com as análises do possível trajeto do avião desaparecido, mas alertou que é improvável localizar o resto da aeronave.

A Austrália insistiu um dia depois que "é cada vez mais certo" que o fragmento pertença ao avião malaio, tese também compartilhada pelas autoridades malaias, que garantem que esse pedaço é de um Boeing 777.

A familiaridade, segundo a imprensa francesa, pode ser divulgada na quarta-feira, mas as conclusões da análise são aguardadas apenas para daqui a algumas semanas.

Relembre o caso
O voo MH370 da Malaysia Airlines, um Boeing 777-200, decolou de Kuala Lumpur na madrugada do dia 8 de março com 239 pessoas a bordo e deveria chegar a Pequim seis horas mais tarde. Quarenta minutos após a decolagem, o avião desapareceu subitamente das telas do radar.

As autoridades malaias asseguram que o aparelho mudou de rumo em uma "ação deliberada" para atravessar a Península de Malaca em direção contrária a seu trajeto inicial sem motivo aparente.

Segundo o grupo de especialistas que estuda o caso, o avião voou em direção ao sul do Índico com todas as pessoas a bordo inconscientes pela falta de oxigênio até ficar sem combustível e cair ao mar. Desde então não se encontrou nem sequer um pequeno pedaço da fuselagem da aeronave que confirme o acidente.

Segundo as investigações, o avião caiu em algum lugar das águas do sul do Oceano Índico.

Policiais acompanham o embarque de peça encontrada na Ilha Reunião e que pode pertencer a um Boeing 777, na noite de sexta (31). O objeto será analisado por peritos franceses (Foto: AFP Photo/Richard Bouhet)Policiais acompanham o embarque de peça encontrada na Ilha Reunião e que pode pertencer a um Boeing 777, na noite de sexta (31). O objeto será analisado por peritos franceses (Foto: AFP Photo/Richard Bouhet)
Shopping
    busca de produtoscompare preços de