France Presse

06/10/2015 22h40 - Atualizado em 06/10/2015 22h40

Protesto em mineradora na Nicarágua
deixa um morto e 31 feridos

Grupo impede mineradora canadense de operar há nove dias em León.
Delegacia, viatura, ônibus e caminhões foram destruídos, segundo a polícia.

Da France Presse

Uma viatura policial foi destruída durante protestos de mineradores em greve em El Limon, na Nicarágua, na terça (6) (Foto: Eddy Lopez/La Prensa via AP)Uma viatura policial foi destruída durante protestos de mineradores em greve em El Limon, na Nicarágua, na terça (6) (Foto: Eddy Lopez/La Prensa via AP)

Um policial morreu e 31 pessoas ficaram feridas nesta terça-feira (6) durante um confronto entre trabalhadores da mineradora canadense B2Gold e a polícia de choque no noroeste da Nicarágua, informaram diversas fontes.

"Temos que lamentar a morte do companheiro policial Kevin Valle Carrasco" durante os distúrbios, anunciou a chefe da polícia nicaraguense, Aminta Granera, em entrevista coletiva.

Os confrontos ocorreram no município de Malpaisillo (142 km a noroeste da capital), departamento de León, onde B2Gold opera a mina de ouro El Limón.

Entre os feridos no confronto há oito civis e 23 policiais, incluindo o vice-comandante da direção de operações especiais, Enrique Flores, informou Granera.

Os policiais foram atacados "com paus, pedras e bombas" caseiras "por um grupo de vândalos que há nove dias" impede a empresa de mineração de operar normalmente, disse Granera.

Segundo a policial, durante a "batalha" o grupo destruiu a delegacia local, uma viatura, um ônibus e três caminhões da empresa B2Gold.

Manifestantes correm após a polícia lançar bombas de gás durante protestos de mineradores em greve em El Limon, na Nicarágua, na terça (6) (Foto: Eddy Lopez/La Prensa via AP)Manifestantes correm após a polícia lançar bombas de gás durante protestos de mineradores em greve em El Limon, na Nicarágua, na terça (6) (Foto: Eddy Lopez/La Prensa via AP)
tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de