02/03/2015 09h29 - Atualizado em 02/03/2015 15h57

Caminhoneiros protestam em trevo de Tupi Paulista, na SP-294

Grupo tem pelo menos 30 integrantes e está no acostamento, diz polícia.
Trânsito de carros de passeio está liberado nos dois sentidos da via.

Do G1 Presidente Prudente

Trânsito de carros de passeio foi liberado nos dois sentidos da via. (Foto: Viviane Santos/ Portal Regional/Cedida)Trânsito de carros de passeio foi liberado nos dois sentidos da via. (Foto: Viviane Santos/ Portal Regional/Cedida)

Um grupo de pelo menos 30 caminhoneiros realizou uma paralisação no km 658 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), no trevo de Tupi Paulista, na manhã desta segunda-feira (2). De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária, os manifestantes permaneceram no acostamento. Os envolvidos já começam a deixar no local por volta das 10h45 e encerrarem o ato.

 

Conforme a corporação, os veículos conseguem passsar normalmente pelo trecho.

Na última semana, foram realizados protestos em Pacaembu, Irapuru, Parapuã e Presidente Prudente. Na última cidade, o grupo colocou placas e impediu o trânsito de veículos de grande porte durante a manhã. O tráfego só foi liberado por volta das 12h40. Durante o último final de semana, não houve protestos.

Negociação
Para chegar a um acordo com a categoria, o governo se comprometeu a sancionar sem vetos a Lei dos Caminhoneiros, aprovada pela Câmara no dia 11, e a não reajustar o preço do diesel nos próximos seis meses.

O anúncio foi feito pelo secretário-geral da Presidência, ministro Miguel Rossetto, após reunião com representantes dos caminhoneiros na tarde de quarta-feira em Brasília. O ministro disse ainda que empresários e motoristas elaborarão uma tabela para definir os preços do frete.

Em contrapartida, o governo exige a liberação imediata de todas as estradas com bloqueio no país. Em uma semana de mobilização nacional, já foram registradas paralisações de caminhoneiros em 14 estados.

tópicos:
veja também