Botafogo-PB recebe líder Fortaleza; São Caetano ainda luta contra a queda na Série C

ESPN.com.br com Agência Gazeta Press

Neste fim de semana, a 17ª e penúltima rodada da primeira fase da Série C do Brasileirão entra em cena com partidas que decidem - positiva ou negativamente - o caminho de algumas equipes.

Entre os destaques do grupo A, o Botafogo-PB recebe o líder Fortaleza no Almeidão em busca de se firmar no G-4, que classifica para as quartas de final da competição. A partida acontece neste domingo, às 19 horas. Após a derrota por 2 a 1 diante do ASA, o Alvinegro da Estrela Vermelha ocupa a 3ª posição com 24 pontos - mesma pontuação de CRB e Salgueiro. O técnico Marcelo Vilar não terá o zagueiro Walter e o volante Pio à disposição, ambos lesionados.

Além disso, o meia Doda segue com uma lesão muscular e é dúvida para a partida. Dessa forma, o Botafogo-PB deve entrar em campo com: Genivaldo; Ferreira, Magno Alves, Hércules e Alex Cazumba; Zaquel, Chapinha, Lenílson e Vanderlei (Doda); Rafael Aidar e Frontini.

Do outro lado, o adversário, que já garantiu a classificação e a ponta da tabela, vem de goleada sobre o Treze por 4 a 0. Nesta quinta-feira, o técnico Marcelo Chamusca orientou uma atividade com o setor ofensivo da equipe; enquanto isso, o auxiliar Caé Cunha preparava a linha defensiva com jogadas de bola parada. O lateral esquerdo Fernandinho foi poupado por cansaço muscular, mas não preocupa.

No entanto, o volante Walfrido é desfalque certo, já que recebeu o terceiro amarelo. Seu substituto deve ser Guto, que retorna ao time após cumprir suspensão automática. Com isso, o Fortaleza deve jogar com: Ricardo; Tiago Cametá, Eduardo Luiz (Genílson), Adalberto e Fernandinho; Corrêa, Guto, Edinho e Marcelinho Paraíba; Waldison e Robert. Também pelo grupo A, mais um duelo entre membros do G-4 no domingo: às 16 horas, o Salgueiro recebe o CRB em confronto direto, já que ambos tem os mesmos 24 pontos e buscam a classificação.

Pelo grupo B, o vice-lanterna São Caetano recebe o Guaratinguetá, que está a apenas um ponto do G-4. O Azulão tem 15 pontos - oito a mais do que o lanterna Duque de Caxias e cinco a menos do que o Guarani, primeiro fora da zona da degola. A partida acontece neste domingo, às 16 horas.

O time do ABC Paulista entra no Anacleto Campanella pressionado, com a matemática em mente e sabendo que precisa vencer o Garça para não ser rebaixado já na penúltima rodada. Nesta semana, o Azulão anunciou a contratação do técnico Luís Carlos Martins, que fica no clube até novembro de 2015. No entanto, o treinador conhecido como "O rei do acesso" assume a equipe apenas no ano que vem. Enquanto isso, o interino Márcio Griggio comanda a equipe nas duas rodadas restantes.

Griggio deve mexer na equipe que enfrenta o Guaratinguetá. A vitória é tão urgente que, no último treino, o comandante escalou a equipe com três atacantes: Robson Fernandes, Alison e Marcelo Soares. Além disso, o time deve ter outras mudanças. O veterano Ramalho pode iniciar o jogo no banco. Dessa forma, o meio-campo seria formado por Moradei, Ésley e Hélton Luiz. Na lateral esquerda, o jovem Niltinho agradou diante do Tupi e pode ganhar uma sequência no time titular.

A quinzena não é menos decisiva para o Garça. Com duas rodadas restantes, a equipe está a apenas um ponto da zona que classifica para as quartas de final da competição. O time comandado por Candino Farias quer a vaga no mata-mata que pode valer o acesso à Série B de 2015.

Também pelo grupo B, 23 pontos separam o líder Tupi do lanterna Duque de Caxias, que se enfrentam neste domingo, às 16 horas, no Estádio Municipal de Juiz de Fora. No Tupi, o técnico Léo Condé deve levar a campo a seguinte escalação: Rodrigo; Henrique, Wesley Ladeira, Raphael Toledo e Fabrício Soares; Gustavo, Chico, Filipe Alves e Éwerton Maradona; Maranhão (Douglas Oliveira) e Élder Santana. No Tricolor, o técnico Fahel Júnior pediu demissão nesta semana após o precoce rebaixamento.

"Não vejo mais porque permanecer aqui. Assumi o time para ajudar um amigo, que é investidor do clube. Mas eu não trouxe nenhum jogador. A situação era praticamente irreversível na Série C, com um elenco reduzido e desmotivado. Eu sabia da situação, aceitei o desafio, e parabenizo os meninos que atuaram nesta reta final de competição. Talvez se eles tivessem sido aproveitados desde o começo, a equipe não teria caído", afirmou o treinador.

Enquanto o Galo Carijó já está classificado, porém não garantido na liderança, o Duque já está rebaixado para a Série D e mais do que garantido na lanterna.

Confira a lista de confrontos programados para o domingo e a segunda-feira:

Domingo
Grupo A

16 horas - Salgueiro x CRB
16 horas - ASA x Crac
19 horas - Botafogo-PB x Fortaleza

Grupo B
16 horas - São Caetano x Guaratinguetá
16 horas - Tupi x Duque de Caxias

Segunda-feira
Grupo A

21h30 - Paysandu x Treze

Grupo B
19 horas - Caxias x Guarani
19 horas - Mogi Mirim x Macaé

Comentários

Botafogo-PB recebe líder Fortaleza; São Caetano ainda luta contra a queda na Série C

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.