21/08/2014 22h43 - Atualizado em 22/08/2014 12h21

Enecult 2014 divulga programação; evento comemora dez anos

Encontro acontece entre os dias 27 a 29 de agosto, em Salvador.
Pablo Capilé e Teixeira Coelho estão entre os convidados do evento.

Do G1 BA

Pablo Capilé, o curador-coordenador do Museu de Arte de São Paulo e um dos participantes do Enecult (Foto: Divulgação)Pablo Capilé, produtor cultural, um dos idelizadores
do circuito Fora do Eixo (Foto: Divulgação)

O X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult) será realizado de 27 a 29 de agosto, em Salvador.

Este ano, o evento que traz debates sobre a a cultura passando por diversas áreas, completa 10 anos e vai contar com minicursos, mesas-redondas, sessões de trabalho, feira de livros, exibição de filme, lançamento de obras acadêmicas que tematizam a cultura.

As atividades acontecem na Reitoria e Pavilhão de Aulas Glauber Rocha, também conhecido como PAF III da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Sala de Arte Cinema da UFBA e no Largo Tereza Batista, no Pelourinho.

Na programação principal, realizada na reitoria da universidade, serão abordados temas como “Culturas Brasileiras + 10 – Travessias interculturais”, “Alternativas Culturais + 10 – Identidades, poder e resistência” e “Políticas Culturais + 10 – Trajetória, desafios e perspectivas”.

Entre os palestrantes, o secretário de Cultura da cidade de São Paulo, Juca Ferreira, o produtor cultural e um dos idealizadores do circuito "Fora do Eixo", Pablo Capilé, o curador-coordenador do Museu de Arte de São Paulo, Teixeira Coelho, e o secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Bernardo Mata Machado. No encontro, serão apresentados cerca de 200 trabalhos, distribuídos entre 14 eixos temáticos.

Juca Ferreira, produtor cultural e um dos idealizadores do circuito "Fora do Eixo" também participará do Enecult. (Foto: Divulgação)Juca Ferreira, secretário de Cultura da cidade de
São Paulo (Foto: Divulgação)

As atividades do Enecult são gratuitas. Os certificados serão apenas para as pessoas que efetuaram a inscrição. Mais informações estão disponíveis no site do  evento.

Histórico
O Enecult surge em 2005 como uma versão expandida do ComBahia – Encontros de Estudos em Cultura e Comunicação, realizados na Faculdade de Comunicação da UFBA entre 1997 e 2003. Em nove edições, de 2005 a 2013, o evento reuniu cerca de 4 mil participantes, e contou com a presença de 112 palestrantes, oriundos de 17 países.

Tendo um papel fundamental na consolidação do campo de pesquisas em cultura no Brasil e na Ibero-América, o encontro gerou desdobramentos como a Rede de Estudos em Políticas Culturais e a publicação do periódico Políticas Culturais em Revista.

Serviço
Onde: Reitoria (Rua Augusto Viana, s/n, Canela, Salvador/BA), PAF III (Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Ondina, Salvador/BA), Sala de Arte Cinema da UFBA (Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, Vale do Canela) e Largo Tereza Batista (Pelourinho).
Quando: 27 a 29 de agosto.
Quanto: O evento é aberto ao público. A oferta de certificado é restrita àqueles que se inscreveram.

 

 

tópicos:
veja também