Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 30 de Setembro de 2014 às 00:00

O bolão de Sartori


LUIZ CHAVES/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
O “Sartorão da Massa”, alusão ao ex-prefeito de Caxias do Sul, fez sucesso nas redes sociais. Após propagação feita por estudantes não filiados ao PMDB, no domingo, o candidato José Ivo Sartori foi ao encontro do grupo no Clube Farrapos, em Porto Alegre, para conhecê-los e bater uma bolinha. Os jovens também usaram as máscaras do candidato ao governo do Estado. Te cuida, Neymar.
O “Sartorão da Massa”, alusão ao ex-prefeito de Caxias do Sul, fez sucesso nas redes sociais. Após propagação feita por estudantes não filiados ao PMDB, no domingo, o candidato José Ivo Sartori foi ao encontro do grupo no Clube Farrapos, em Porto Alegre, para conhecê-los e bater uma bolinha. Os jovens também usaram as máscaras do candidato ao governo do Estado. Te cuida, Neymar.
A bola de cristal...
Cada partido possui lá seus especialistas em cálculos de quantos votos vai fazer este ou aquele candidato a deputado estadual ou federal desta ou daquela sigla. Os bons mesmo em margem de acerto ficam acima dos 70%. São macacos velhos que conhecem o Interior como a palma da mão, têm uma extensa rede de amigos e conhecidos. O essencial é ter antenas bem sensíveis, e isso é uma arte.
...do cabo eleitoral
Esses cabos eleitorais funcionam até à margem das pesquisas, porque detectam bolsões eleitorais. São capazes de enfiar linha em agulha com luvas de amianto debaixo de água turva, inclusive palpitando sobre os que farão fiasco. É fácil reconhecê-los depois das eleições, ficam iguais aos santos de igreja, como diz o comentarista Luiz Carlos Reche, da Band, cabeça caída para o lado.
Retratista de cenário
Não existem números precisos e talvez nem possa ser estimado o volume de negócios diretos e indiretos em função das eleições. Não apenas nas óbvias verbas de campanha, mas também o que faturam empresas e serviços nestes tempos eleitorais. Vai desde a confecção de material, como santinhos, logística etc., até o faturamento dos analistas, com ou sem aspas, das eleições e retratistas de cenários pós-eleições. São enxames.
Boi vivo
A reação às notas sobre a qualidade cada vez pior dos serviços na área de alimentação trouxe outros exemplos, exceções à parte. Um deles é a dificuldade em se conseguir um filé como solicitado, mal passado, ao ponto ou bem passado. Vale o mesmo para casas de espeto corrido. A picanha invariavelmente chega mal passada ou crua. Claro, para depois voltar ao fogo e retornar, anos mais tarde, à mesa dos que não gostam de comer boi vivo.
Por falar em atendimento...
...é grande o rodízio dos funcionários de lanchonetes e assemelhados. Os proprietários se queixam que parte deles começa a relaxar depois de certo tempo, forçando a sua demissão. Com isso, levantam o FGTS e depois se inscrevem no auxílio-desemprego ou Bolsa Família. Quando a grana desaparece ou fica curta, o ciclo se repete.
Não sujar
Não há tantas cestas de lixo nas ruas das cidades do Japão, há caixas coletoras de resíduos em locais específicos. Mesmo assim, as ruas são limpas. O pulo do gato não é limpar, é não sujar. Parece o óbvio, mas lá quem compra não sai comendo e bebendo rua afora. Levaremos gerações para chegar lá. Se chegarmos lá.
Economia de combustível
A Lufthansa adota procedimento modificado de decolagem em toda Alemanha para poupar combustível e diminuir a emissão de ruído. No novo procedimento, a aeronave que deixa a pista reduz de 1,5 mil pés (457 metros) para mil pés (305 metros) a altitude para aceleração e empuxo adicionais. A resistência ao avanço diminui quando os flaps são recolhidos, reduzindo assim o consumo de combustível. Considerando apenas a Alemanha, a Lufthansa economizará em torno de 3 mil toneladas de combustível por ano.
Dupla veterana

CACO ARGEMI/DIVULGAÇÃO/JC
Depois de 26 anos sem concorrer na mesma chapa majoritária, desde a eleição de 1988 à prefeitura de Porto Alegre, os petistas Tarso Genro e Olívio Dutra estão juntos de novo nesta eleição. A dupla realizou ontem sua última agenda conjunta de campanha no primeiro turno. O candidato à reeleição ao Piratini e o postulante ao Senado viajaram para a Metade Sul e para Santa Maria. A bordo do aeroplano que os levou ao Interior, a dupla esbanjava confiança na vitória.
Rejeição
Se os candidatos quiserem olhar o índice de rejeição pelo lado do copo meio cheio, podem consolar-se com o fato de que pelo menos são amplamente conhecidos na praça. Os candidatos menos votados quase não têm rejeição. São as famosas palavras que consolam.
Finais
  • EVENTO Canta Brasil 15 Anos, dia 1 em Canoas, arrecadará fundos para a reconstrução da Casa Amarela, sede da ONG em Porto Alegre.
  • VERONICA Della Mea, diretora da Somar-Sociedade Mineradora, recebe amanhã/São Paulo o Prêmio Marketing e Negócios Internacional categoria Sustentabilidade.
Miúdas
  • TRF-4 tem o maior número de processos baixados por magistrado no 2º grau e menor taxa de congestionamento na 2ª instância.
  • ANATEL autorizou a transferência do controle das empresas do grupo Sky no Brasil para a tele norte-americana AT&T.
  • NESSAS megamudanças o cliente sempre fica com o cabelo em pé, porque, não raro, o serviço piora.
  • BRASIL é obcecado demais com a inflação, diz o economista norte-americano Mark Weisbrot. É que ele nunca sofreu uma inflação de 81% ao mês.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO