Topo

Com 14 mil casos, Campinas enfrenta pior epidemia de dengue da história

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas

17/04/2014 17h07

Com 14.002 casos e uma morte confirmada, Campinas (a 93 km de São Paulo) enfrenta a pior epidemia de dengue da história. De acordo com balanço divulgado na tarde desta quinta-feira (17) pela Secretaria de Saúde da cidade, cinco pessoas estão em estado grave e 280 são tratadas com cuidados especiais. As cinco regiões da cidade já estão com mais de 100 casos para 100 mil habitantes, o que configura a situação como epidêmica.

O balanço anterior apontava 5.016, o que significa um aumento de quase 180% em uma semana. O recorde anterior de casos foi registrado em 2007, quando o município contabilizou 11 mil infectados e 20 mil notificações.

Seis novas mortes por suspeita de dengue estão sendo investigadas, sendo que quatro das possíveis vítimas da doença eram de Campinas. Os outros dois casos são de moradores das cidades de Santa Bárbara d'Oeste e Hortolândia, mas que procuraram atendimento médico na cidade.

Dentre as possíveis vítimas da dengue está uma jovem de 27 anos que morava no Jardim Satélite Íris, na região Noroeste da cidade, a mais afetada pela doença. A vítima ficou cinco dias internada e foi sepultada na manhã desta quinta-feira (17) no Cemitério Parque das Flores, segundo informações da Serviços Técnicos Gerais (Setec).

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp, desde o início do ano, os casos só aumentam na cidade. Em nenhum momento o número estabilizou ou reduziu. "Até o momento registramos apenas uma curva de ascendência. Passamos a computar os dados por meio de um sistema global", explicou Kemp.

O prefeito Jonas Donizette (PSB) considera a situação grave, mas afirma que todas as medidas estão sendo tomadas. “Desde 2013 os agentes de controle ambiental estão nas ruas cuidando da limpeza e do combate aos criadouros. Nas últimas semanas, já ampliamos os esforços com a nebulização veicular, os técnicos da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), do governo estadual, as equipes do Exército e a liminar que vai permitir a entrada dos agentes nos imóveis que estavam fechados ou os moradores não permitiam a vista. Agora, é importante que cada morador faça sua parte, ajudando a combater os focos”, afirmou Donizette.

Na quarta-feira (16), o prefeito assinou um decreto dando autonomia à Secretaria de Saúde municipal para a convocação de todos os funcionários da pasta para combater a doença. Também na quarta, os homens do Exército selaram 40 caixas d'água em bairros da região noroeste da cidade.