19/10/2014 19h50 - Atualizado em 19/10/2014 19h50

Após novo temporal, 44 mil imóveis ficam sem luz em Curitiba e Região

Sete cidades da RMC e 31 bairros da capital estão sem energia elétrica.
Segundo a Copel, não há previsão para que o serviço seja normalizado.

Do G1 PR

  •  
Chuva em Curitiba derrubou várias árvores  (Foto: Jéssica Haluch )Chuva em Curitiba derrubou 12 árvores neste domingo (19) (Foto: Virgínia Lara )

Cerca de 44 mil consumidores estão sem luz neste domingo (19) por causa da forte chuva acompanhada de granizo que atingiu Curitiba e Região Metropolitana. Segundo a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), só em Curitiba, 31 bairros estão sem fornecimento de energia elétrica. Além da capital, sete municípios da Região Metropolitana também estão com bairros sem luz. Não há previsão de quando a energia vai ser restabelecida.

Na Região Metropolitana, as cidades atingidas são Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais. Outros mil consumidores dos municípios de Colombo, Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul e Bocaiúva do Sul estão sem energia desde o temporal da última sexta (17).

Ainda de acordo com a Copel, até as 18h40, cerca de 730 incidentes estavam relacionados com o contato de galhos nos cabos da rede elétrica, descargas atmosféricas e rompimentos de cabos.

O temporal deste domingo atingiu Curitiba e Região Metropolitana no começo da tarde. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Piraquara e Curitiba são as cidades com mais ocorrências de destelhamentos e quedas de árvore. Na capital, a Defesa Civil de Curitiba informou que são 12 ocorrências de queda de árvores e três destelhamentos.

Campos Gerais e Sul

Em União da Vitória, o temporal escureceu a cidade por volta das 12h deste domingo (19) (Foto: Silvia Halabura/Na Hora Certa)Em União da Vitória, o temporal escureceu a cidade
por volta das 12h deste domingo (19)
(Foto: Silvia Halabura/Na Hora Certa)

Em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, às 15h30, os bombeiros haviam registrado 12 destelhamentos e uma queda de árvore sobre fiação elétrica. Desde o início do temporal, cerca de 20 mil consumidores ficaram sem energia nos municípios de Ponta Grossa,Carambeí, Castro e Piraí do Sul, nos Campos Gerais do estado. Até as 16h50, cerca de 12.500 consumidores estavam sem luz e foram recebidas 397 ocorrências para atendimento.

Já em Palmas, na região sul do estado, a chuva chegou acompanhada de granizo por volta das 11h deste domingo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 30 a 40 casas sofreram destelhamento e foram registradas duas ocorrências de queda de árvore. A chuva também deixou os moradores sem energia durante 1h30, segundo informou a Copel. A energia já foi restabelecida.

O temporal também atingiu União da Vitória e Guarapuava. No entanto, os bombeiros não registraram estragos nesses municípios.

Último temporal
Na sexta-feira (17), a chuva com ventos fortes e granizo deixou 150 mil consumidores sem luz em onze municípios da região de Curitiba. A cidade mais prejudicada com a chuva de granizo foi Campo Largo. Segundo a Defesa Civil da cidade, três mil residências ficaram danificadas. O temporal ainda afetou sete unidades de saúde, 27 unidades de ensino e 26 instituições públicas. De acordo com a Prefeitura de Campo Largo, a estimativa é de R$ 11 milhões de danos ao patrimônio público.

No Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Rocio, também em Campo Largo, uma parte do telhado cedeu e causou alagamento no interior do prédio. Os pacientes foram realocados para outro setor do hospital e diversos equipamentos ficaram danificados.

Em Curitiba, um homem morreu ao cair em um córrego no bairro Boqueirão durante a forte chuva, segundo o Corpo de Bombeiros. Ele tinha 32 anos e foi arrastado pela correnteza. A capital registrou alagamentos e quedas de granizo em pontos isolados.

Já em Almirante Tamandaré, um homem ficou preso dentro de casa porque parte do imóvel desabou. Conforme a prefeitura, uma árvore caiu sobre um carro, na Avenida Souza Naves. Ninguém ficou ferido. O município de Campo Magro também foi atingido pelo temporal. A Defesa Civil registrou ocorrências de quedas de árvores e casas destelhadas.