12/04/2014 16h02 - Atualizado em 12/04/2014 16h02

Funcionários de hospital protestam em Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira

Eles pedem a reposição das perdas salariais e boas condições de trabalho.
Superintendente do Consaúde disse que as negociações estão abertas.

Do G1 Santos

Funcionários do Consaúde fizeram um protesto, nesta sexta-feira (11), em frente ao Hospital Regional de Pariquera-Açú, na região do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo. Eles esperam as propostas de negociação desde que a greve foi suspensa no fim do mês passado.

Segundo o Sindicato que representa os trabalhadores, depois de suspender a greve no dia 24 de março, a categoria ainda está a espera das propostas do Consórcio Intermunicipal de Saúde. "Até agora não houve negociação nenhuma. Não chamaram o sindicato para sentar e discutir uma proposta", reclama Emerson Trindade, diretor do Sindsaúde. "A gente está aqui para lembrar que o tempo está passando e que precisamos sentar para negociar e discutir termos justos", afirma a delegada sindical Celeste Zanella.

Os funcionários do Consaúde pedem a reposição das perdas salariais que, segundo eles, chegam a 35%. "Os trabalhadores não suportam mais esse arroxo salarial que estamos tendo. Nós poderemos partir, de novo, e continuar com a nossa greve no dia 29", diz o diretor do Sindsaúde João Carlos dos Santos.

Funcionários fazem protesto em frente a hospital (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Funcionários fazem protesto na frente de hospital
(Foto: Reprodução / TV Tribuna)

Além dos funcionários do Consaúde, os médicos também querem melhores condições de trabalho. Eles estão em greve desde o dia 31 de março. De acordo com um representante do sindicato, os serviços de urgência, emergência e pós-operatórios estão mantidos. Já os atendimentos de rotina foram suspensos. "Dizem que os médicos ganham bem. Eles ganham bem porque dão 100, 200, 300 horas extras de plantão. Não queremos dar hora extra", explica Antônio Ivan Silva, do sindicato dos médicos do Vale do Ribeira.

José Antônio Antosczezem, superintendente do Consaúde, diz que as negociações estão abertas para as duas categorias. "A mesa de negociação existe. Temos datas. Assim como nós estamos negociando com o Sindsaúde, estamos negociando com o Sindicato dos Médicos. Então, não tem essa que não está negociando. Está aberto, estamos a disposição", finaliza.

No dia 29 de abril, as duas partes devem se reunir no TRT de Campinas.

 

veja também