20/10/2014 12h20 - Atualizado em 21/10/2014 10h30

Chefs de cozinha dão aulas gratuitas em festival gastronômico no Recife

São 30 profissionais da região inspirados em pratos retrô dos anos 70 e 80.
Aulas serão oferecidas no Shopping Tacaruna, com 50 alunos por turma.

Do G1 PE

A chef Miau Caldas prepara receita de almôndegas de charque durante aula (Foto: Divulgação)A chef Miau Caldas prepara receita de almôndegas de charque durante aula. (Foto: Divulgação)

Trabalhando o tema "cozinha retrô", 30 chefs da região se encontram no Recife, para dar aulas gratuitas de preparação de receitas culinárias no Shopping Tacaruna, durante a programação do Festival Gastronômico de Pernambuco. O evento Arena dos Chefs começa na terça (21) e segue até o domingo (26), com uma série de receitas dos anos 70, 80 e 90 revisitadas pelos chefs do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. As aulas são gratuitas. Na segunda etapa do evento, 18 restaurantes de Olinda, Recife, Porto de Galinhas, Petrolina, Caruaru e a Ilha de Fernando de Noronha recebem os chefs durante um intercâmbio, com menu diferenciado.

Confira a programação completa.

As aulas têm duração de 1h30 e começam às 12h, em uma estrutura montada na praça de eventos do shopping. Entre as receitas estão as de bacalhau dourado, feito por César Santos; almôndegas de carne de charque, de Miau Caldas; lagosta ao thermidor, de Carmem Virgínia; Risoto de Pernil à Califórnia, por Luciana Sultanum; Sanduíche Gelado Bossa Nova, por Héllida Kelsch; e o Tiramissu revisitado, por Alberto Bernardini. A inscrição para as aulas é feita com 15 minutos de antecedência. As turmas são formadas por, no máximo, 50 pessoas, que vão fazer a degustação da receita ensinada no final da aula.

Cozinhando lagosta ao thermidor, a chef Carmen Virgínia também participa do festival (Foto: Divulgação)Cozinhando lagosta ao thermidor, a chef Carmen
Virgínia também participa do festival.
(Foto: Divulgação)

No sábado (25) e domingo (26), crianças de cinco a oito anos podem participar da Arena Kids, que oferece aulas a partir das 14h. Adolescente entre oito e 12 anos podem conferir a Arena Teen, que começa às 16h. Os jovens poderão preparar receitas como pizzas, cupcakes, brigadeirão e madeleines.

O Festival Gastronômico de Pernambuco é dividido em duas etapas, sendo a primeira a Arena dos Chefes e a segunda, o intercâmbio de chefs por restaurantes do estado. No total, 18 restaurantes de Olinda, Recife, Porto de Galinhas, Petrolina, Caruaru e na Ilha de Fernando de Noronha recebem chefs de várias partes do país. Eles vão passar três dias em casa uma das casas participantes, que vão contar com um menu diferenciado. As receitas são assinadas pelo chef convidado em parceria com o anfitrião.

Serviço
Arena dos Chefs do Festival Gastronômico de Pernambuco
Da terça (21) até domingo (26), a partir das 12h
Shopping Tacaruna, na Avenida Gov. Agamenon Magalhães, 153, Olinda
Inscrição gratuita

tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de