Edição do dia 29/09/2016

29/09/2016 05h31 - Atualizado em 29/09/2016 10h17

Atirador ataca carreata de campanha e mata candidato a prefeito de Itumbiara

Um policial militar e o vice-governador de Goiás também foram atingidos - o PM morreu. Seguranças atiraram e mataram o criminoso.

Honório JacomettoGoiânia, GO

Um atirador atacou uma carreata em Itumbiara, no sudeste de Goiás. Ele matou o candidato a prefeito pelo PTB, José Gomes, e um policial militar. Em seguida, o atirador foi morto por seguranças. O vice-governador de Goiás, José Eliton, também foi baleado e está internado em Goiânia.

O vice-governador José Eliton foi transferido para um hospital em Goiânia. Antes ele havia passado por uma cirurgia no hospital em Itumbiara para conter uma hemorragia no abdômen. "Segundo a nossa equipe de cirurgia, não foi verificada nenhuma lesão, ele não tem risco de morte", afirma o diretor clínico do hospital, Ernande de Oliveira.

José Eliton participava de uma carreata do candidato a prefeito pelo PTB, José Gomes. Em cima da caminhonete estavam vários políticos. De repente, começaram os disparos. Confira imagens gravadas por um celular, no vídeo da reportagem.

O homem que abriu fogo é Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos, funcionário da prefeitura e sem nenhuma passagem pela polícia. Na troca de tiros, ele acabou morto por um segurança do vice-governador.

O policial militar Vanilson Rodrigues, que também estava na carreata, morreu no atentado. Um outro funcionário da prefeitura foi baleado e está hospitalizado. O deputado federal Jovair Arantes, líder do PTB na Câmara, também estava em cima da caminhonete. Ele não ficou ferido. "Não morremos todos porque o segurança que faleceu enfrentou ele, eles trocaram tiros e deu tempo dos outros seguranças chegaram", disse Jovair.

Para a polícia, tudo indica que o alvo principal era mesmo o candidato Zé Gomes da Rocha. Os investigadores só não sabem ainda o motivo do atentado. O candidato tinha 58 anos e já havia sido duas vezes vereador e duas vezes prefeito, em Itumbiara. Segundo a polícia, a tragédia só não foi maior porque o atirador não tinha mais munição na pistola.

O governador Marconi Perillo, que está nos Estados Unidos, em uma viagem de trabalho, divulgou uma nota classificando o atentado como "um ato de barbárie política". Ele cancelou a agenda nos EUA para retornar imediatamente a Goiás.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, disse que vai cobrar investigação dos possíveis atentados contra candidatos nesta eleição.