22/10/2014 14h02 - Atualizado em 22/10/2014 14h02

Idosa de 95 anos se dedica ao artesanato para ajudar jovens

Peças costuradas por Dona Josefina são vendidas em bazares de ONG.
'Me sinto tão feliz por poder fazer ainda alguma coisa pelo outros' conta.

Do G1 PR com informações da RPC TV Curitiba

Aos 95 anos, Dona Josefina Dircksen ainda não aposentou a máquina de costura. É com ela que a senhora costura peças de artesanato que permitem com que pelo menos 80 jovens carentes tenham acesso a cursos profissionalizantes. “Me sinto tão feliz por poder fazer ainda alguma coisa pelo outros” conta emocionada.

O artesanato feito pela Dona Josefina é doado a Associação Paranaense de Orientação e Ofícios (Apoio), que fica em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. As peças como lixeira para carros, porta-grampos, porta-pirex são vendidas entre R$ 15 e R$ 35 em bazares e ajudam a manter o trabalho da associação.

“Isso reverte em material para os cursos e também para compra de materiais para as gestantes, que produzem o enxoval aqui”, conta Maria Regina Cardoso.  Por mês, Dona Josefina produz entre 20 e 30 peças e serve como inspiração para outras voluntárias. “Espero chegar com esse pique”, brinca Arlete Peres.

Se depender da vontade de Dona Josefina, o trabalho ainda vai continuar por muito tempo. “Tenho orgulho de fazer as coisas para elas. Enquanto der, eu vou costurando e vou ajudando”, comenta.

 

tópicos:
veja também