Coluna
Tony Bellotto O colunista escreve aos domingos

Famílias brasileiras

'É aqui que vive a família agora', diz dona Selene ao entregador da farmácia, indicando a parede de fotos

Família Fontana Basset.

Reinaldo Moura Basset, paulistano de 41 anos, advogado criminalista do escritório Basset, Lins, Wasermann e Associados, vive há mais de dez anos com o arquiteto capixaba Luiz Henrique de Souza Fontana, 39, radicado em São Paulo desde 2004, quando criou uma pequena empresa de decoração de interiores, a Formato Decoração. Desde 2010 eles são pais dos gêmeos Guilherme e Heloisa, gerados por barriga de aluguel. A família pretende passar as férias de julho na Disney, em Orlando.

Família Cavalcanti.

Eurico Cavalcanti, 60 anos, agrimensor natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, se orgulha de fazer parte da família Cavalcanti, considerada a maior família do Brasil. Eurico contribuiu para a multiplicação dos Cavalcanti formando logo duas famílias. A primeira em Campo Grande, com dona Marta, 58, com quem tem duas filhas, Marília, 30, e Eugênia, 27. A segunda em Aquidauana, com Isabel, 45, com quem tem um filho, Gabriel, de 15. Com o passar dos anos, Eurico está ficando cansado de manter duas famílias em cidades diferentes, uma sem saber (mas desconfiar) da existência da outra. “Tudo pela expansão dos Cavalcanti!”, exorta a si mesmo diante do espelho antes de dormir, notando os olhos vermelhos e o rosto pálido.

Família Ramos Molnar.

Rita Regina Ramos, 30, cantora brasiliense de New MPB, mora no bairro de Santa Teresa, no Rio, há sete anos. Ela e a mineira Marilka Molnar, de 32, assessora de imprensa, completam nesta semana cinco outonos de vida em comum. Dylan, o filho de Rita Regina de 9 anos, fruto do primeiro casamento da cantora, com um guitarrista de Goiânia, chama carinhosamente a companheira da mãe de “tia Marilka”.

Família Santos Silva.

Jesus Santos Silva, 52, pernambucano, carpinteiro, viveu por 22 anos em Niterói com Maria Nazaré Santos Silva, 42, doméstica, niteroiense, com quem teve três filhos, Tiago, 21, Paulo, 20, e Madalena, 18. Há pouco mais de um ano o casal se separou, pois Jesus e a filha, além de se declararem apaixonados um pelo outro, revelaram estar esperando um filho próprio. Jesus e Madalena vivem agora em plenitude conjugal num outro bairro da mesma cidade, na companhia da pequena Daiane Santos Silva, ao mesmo tempo filha e irmã de Madalena, filha e neta de Jesus. “Um verdadeiro milagre”, vangloria-se o carpinteiro a amigos no botequim.

Família Okamoto Tamura.

Hideki Okamoto, 34, natural de Bastos, no interior paulista, e Yumi Tamura, 31, paranaense de Jacarezinho, conheceram-se em Osaka, no Japão, para onde ambos haviam emigrado ainda crianças com suas famílias, em busca de melhores condições de vida. Os dois se apaixonaram e encontraram no fato de serem brasileiros uma mágica cumplicidade. Não pretendem ter filhos (“já tem muita gente no mundo”, declara Hideki, em japonês fluente), mas planejam, um dia, quem sabe, voltar ao Brasil. “Hideki e eu formamos uma família brasileira”, declara Yumi num português sofrível, às margens do Yodo, um pouco melancólica ao contemplar o pôr do sol por trás dos arranha-céus.

Família Satanás.

Saulo Santana, o Saulinho Satanás, 23, lutador baiano de MMA, esconde de todos o seu relacionamento com Caco Schultz, 20, surfista gaúcho, por medo de que a revelação da homossexualidade possa atrapalhar suas carreiras. Num fim de semana que passaram numa casa alugada na Ilha do Papagaio, em Santa Catarina, Saulinho se enterneceu quando Caco comentou, ao olhar um garotinho que corria na praia: “Piá esperto. Um dia quero ter um filho”. Por um momento Saulo vislumbrou, como numa miragem, uma sociedade sem preconceitos em que a Família Satanás seria uma referência de lutadores e surfistas imbatíveis.

Família Minsk Mendes mais um.

Sílvio Mendes, 38, economista, é consultor de investimentos numa conceituada empresa de family office carioca, a Family Affairs and More. Ele e a namorada, Júlia Minsk, 32, designer desempregada, decidiram morar juntos no apartamento de Sílvio no Leblon, mas experimentam uma certa monotonia conjugal desde que uma tentativa de adotar uma criança não deu certo. No dia das manifestações anti-Dilma, conheceram em Copacabana Luiza, 20, estudante de Sociologia, e a convidaram para um ménage à trois . Desde então, Luiza não saiu mais do apê. “Agora somos uma família de verdade”, Sílvio digita para Júlia em seu WhatsApp, com um sorriso sacana.

Família Ambrósio Portugal.

Dona Selene Ambrósio Portugal, 92, vive sozinha no vasto apartamento no Flamengo, com vista para o Aterro, em que morou por 70 anos com o marido, o falecido comendador Aniceto Ambrósio Portugal. Numa parede da sala, amontoam-se fotografias dos membros da família, todos mortos. “É aqui que vive a família agora”, diz dona Selene ao entregador da farmácia, indicando a parede.

Leia todas as colunas...