18/09/2014 21h02 - Atualizado em 18/09/2014 21h02

Voluntários ajudam a combater fogo na Mata de Santa Carlota, em Cajuru

Há três dias, incêndio destrói vegetação local e coloca em risco os animais.
Proprietários de terras próximas ao local atuam como brigadistas voluntários.

Do G1 Ribeirão e Franca

Há três dias um incêndio na Mata de Santa Carlota, entre Cajuru (SP) e Santa Rosa do Viterbo (SP) destrói a vegetação nativa e coloca em risco diversos animais, além de ameaçar propriedades próximas. Como várias equipes do Corpo de Bombeiros estão ocupadas com outras ocorrências, os donos de propriedades na região formaram grupos para combater o fogo.

Os brigadistas voluntários - seis até o momento - enfrentam problemas para extinguir as chamas. Embora não sejam altas, elas estão espalhadas por toda a extensão da mata e são alimentadas pelo vento. “Devido à área que é de muito morro estamos tendo dificuldade, além do vento que está agindo contra nós”, explicou o sargento do Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto (SP) Oscar Portella, que está no local para ajudar a coordenar as operações. Além dele, apenas mais uma bombeiro está ajudando na área.

Um caminhão de água também está no local para ajudar a reabastecer as bombas manuais usadas pelos voluntários. A maior preocupação no momento é impedir que o fogo se aproxime da margem da rodovia e alcance o outro lado da mata, aumentando a área devastada e o risco de residências próximas serem atingidas.

“É muito triste. Você vê os animais gritando, saindo da mata, tentando se defender para não morrer. E a gente também tem prejuízo. (...) A gente depende muito dessa mata nativa para trazer a chuva”, lamenta Fernando da Costa, produtor rural. Segundo ele, o fogo está a aproximadamente 200 metros de sua propriedade e já consumiu 200 hectares da Mata de Santa Carlota.

Prejuízo
Segundo o ambientalista Risiere Morgado Júnior, a mata é muito importante pois abriga animais silvestres - entre eles, muitos em extinção. “Essa região é composta por importantes corredores que abrigam animais silvestres e que estão em extinção. E o fogo reduz muito a área e o abrigo desses animais, como onça-parda, lobo-guará, jaguatirica, pacas e capivaras”, explica. Árvores com madeira de lei duradouras, como jacarandá e peroba também fazem parte da vegetação destruída.

Morgado diz que é muito triste ver o cenário de destruição na área, que, a cada ano, tem ficado reduzida. “A recuperação é lenta, ainda mais nesta época de seca prolongada. (...) É com muita tristeza que a gente vê todo esse processo acontecendo”, lamenta.

Incêndio na Mata de Santa Carlota, em Cajuru, destroi vegetação local e ameaça animais (Foto: Chico Escolano/ EPTV)Incêndio na Mata de Santa Carlota destrói vegetação local e ameaça animais (Foto: Chico Escolano/ EPTV)
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de