14/09/2014 14h30 - Atualizado em 14/09/2014 14h30

Cidades da Zona da Mata celebram dia de Nossa Senhora das Dores

Festas são em Lima Duarte, Juiz de Fora e São João Nepomuceno.
Dia de Nossa Senhora das Dores é celebrado na segunda-feira (15).

Do G1 Zona da Mata

Nossa Senhora das Dores Igreja de Lima Duarte (Foto: Assessoria de Comunicação Arquidiocese JF/ Divulgação)Igreja de Lima Duarte terá programação especial
(Foto: Ass. de Com. Arquidiocese JF/ Divulgação)

As paróquias que são dedicadas à Nossa Senhora das Dores na área da Arquidiocese de Juiz de Foraestão em festa. As comunidades em Juiz de Fora, Lima Duarte e São João Nepomuceno estão com programação especial até esta segunda-feira (15).

Em Lima Duarte, a paróquia de Nossa Senhora das Dores realiza programação desde o dia 8 de setembro, com o tema “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”. Os encontros terminam neste domingo (14), na missa das 19h, na Matriz, com a participação de padres convidados. Ainda no domingo, está previsto o show de prêmios, às 15h, no pátio da Matriz, na Praça Vigário Maia, nº 107, no Centro.

Na segunda-feira (15), dia em que é celebrada Nossa Senhora das Dores, a programação da manhã contará com alvorada, missa e carreata pelas ruas da cidade com a imagem da padroeira, saindo da Matriz, onde haverá bênção dos veículos. O carro que participar do cortejo e estiver melhor ornamentado ganha gasolina. Para concorrer, é necessário fazer a inscrição no valor de R$ 2, no escritório paroquial. Às 17h, está programada uma procissão com a imagem de Nossa Senhora, que sairá da Matriz em direção à Capela Nossa Senhora do Rosário, no Centro, e retornando à Matriz, onde haverá missa. Ainda estão programados funcionamento de barraquinhas e shows.

Em Juiz de Fora, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Bairro Grama, neste domingo (14), programou missa a última missa às 19h, na Matriz. E a partir de 16h, há funcionamento de barracas e brinquedos na Igreja Matriz. Na segunda (15), haverá oração do Terço às 19h e, às 19h30, Setenário Perpétuo Solene com meditação das Sete Dores e bênção da água, dos objetos, da saúde e da família. A Matriz fica na Rua Rio de Janeiro, nº 10, no Bairro Grama.

E em Taruaçu, distrito de São João Nepomuceno, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, na Praça da Matriz, s/nº,  realiza no domingo, às 16h30, a missa de Primeira Comunhão de crianças, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores. Na segunda (15), haverá adoração e bênção do Santíssimo Sacramento às 18h e, às 19h, missa.

Confira as programações completas:

Lima Duarte
Paróquia Nossa Senhora das Dores, Centro

Domingo (14)
15h: show de prêmios no pátio da matriz e funcionamento de barraquinhas. Venda antecipada de cartelas: R$ 5 (10 rodadas)
19h: Missa na Matriz e encerramento do Setenário com a presença de padres convidados
20h30 às 0h – funcionamento de barraquinhas e shows no pátio da igreja

Segunda (15)
6h: alvorada
9h: missa
10h30: carreata pela cidade com a imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Matriz, onde haverá bênção dos veículos.
15h: encontro de bandas no pátio da igreja e funcionamento de barraquinhas
17h: procissão com imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Matriz em direção à Igreja Nossa Senhora do Rosário e retornando à Matriz, onde haverá missa
19h30 às 0h – show

Juiz de Fora
Paróquia Nossa Senhora das Dores – Bairro Grama

Domingo (14)
19h: missa na Matriz
A partir das 16h: Funcionamento de barracas e brinquedos na Igreja Matriz.

Segunda (15) 
19h: Oração do Santo terço, com o Apostolado da Oração
19h30: Setenário Perpétuo Solene com meditação das Sete Dores
*Bênção da água, dos objetos, da saúde e da família

São João Nepomuceno
Paróquia Nossa Senhora das Dores – Distrito de Taruaçu

Domingo (14)
16h30: Missa 1ª Comunhão das Crianças, seguida de procissão com a imagem da Padroeira

Segunda (15)
18h: Adoração ao Santíssimo Sacramento e bênção
19h: Missa

veja também