UNEAL terá novo campus em União dos Palmares

Por Redação com Assessoria 06/08/2014 18h06
Por Redação com Assessoria 06/08/2014 18h06
UNEAL terá novo campus em União dos Palmares
Foto: Assessoria
Duas reivindicações da comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) serão oficialmente atendidas pelo governador Teotonio Vilela Filho, nesta quinta-feira (7), no Palácio República dos Palmares, em Maceió. Trata-se das autorizações para o concurso para professores e do início da construção do Campus V, em União dos Palmares.

No caso do Campus Zumbi dos Palmares, faltava o Estado liberar mais de R$ 2,5 milhões para totalizar os R$ 7,7 milhões que restavam para o início das obras de construção do que será a mais moderna unidade da Uneal. A empresa responsável pela obra terá, a partir da assinatura do contrato, 300 dias para finalizar tudo.

O reitor da Uneal, professor Jairo Campos da Costa, explicou que essa complementação tornou-se necessária, pois surgiram outras licitações com foco na melhoria da infraestrutura de Universidade. Ele citou investimentos como as compras de equipamentos retroprojetores, cadeiras e poltronas, ares-condicionados, impressoras, entre diversos outros itens necessários ao bom funcionamento da instituição.

“Desde quando cheguei em União dos Palmares, vindo do Rio Grande do Norte, sinto-me como um conterrâneo dos palmarinos. Lá, encontrei uma identificação com a cultura negra. Hoje, a existência do Campus da Uneal confunde-se com a da cidade. E isso é muito importante para todos nós”, disse Campos.

O reitor também agradeceu ao governador Teotonio Vilela pelo reconhecimento da importância dessa obra para a instituição e para a educação alagoana; à prefeitura municipal, pela doação do terreno; à Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra); ao Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal); à Procuradoria Geral do Estado (PGE); ao Jurídico da instituição e a parte técnico-administrativo da Uneal.

Concurso

Após 11 anos, a Uneal terá nova seleção de professores efetivos. De acordo com reitor, ficou acertado que a autorização para realização do concurso a ser assinada pelo governador nesta quinta-feira será a para contratação de 50 profissionais.

Do total autorizado, o montante ficou dividido em 16 especialistas e seis mestres, para a carga horária de 20 horas, e 20 mestres e oito doutores, com carga horária de 40 horas.

A decisão do governador em autorizar a realização do concurso, partiu da apresentação, por parte do grupo gestor da Uneal, das necessidades de docentes na instituição, além da elevada despesa do Estado com professores substitutos.

“Sabemos que 50 professores efetivos não suprirão no todo nossa real necessidade, mas é um passo importante para a maior consolidação da Uneal. De qualquer forma, trata-se, de fato, de um ganho para a nossa instituição.”, concluiu Campos.