TV TEMSérie ASérie B

- Atualizado em

De volta ao lar, Bauru bate Macaé e chega à 14ª vitória seguida no NBB

Após série de oito jogos longe de Bauru, time de Guerrinha controla a partida diante dos cariocas, assume liderança e anima a torcida para duelo com Flamengo, na sexta

Por Bauru, SP

Bauru Basquete x Macaé, Ricardo Fischer, NBB 7 (Foto: Henrique Costa / Bauru Basket)Ricardo Fischer, do Bauru, passa pela marcação de Fernando Mineiro (Foto: Henrique Costa / Bauru Basket)

O Bauru Basquete conquistou na noite desta quarta-feira, no ginásio Panela de Pressão, em Bauru, a sua 14ª vitória seguida no Novo Basquete Brasil (NNB 7) ao bater o Macaé por 85 a 69, em partida válida pela 18ª rodada do torneio. O jogo marcou o reencontro do time bauruense com sua torcida, que não assistia aos jogos da equipe desde o dia 19 de dezembro. Desde então, os comandados de Guerrinha fizeram oito jogos seguidos fora de casa.

Com a vitória, o time bauruense assumiu a liderança do nacional basquete, com uma campanha de 17 vitórias em 19 partidas (aproveitamento de 89,5%), mas com um jogo a mais que seu principal rival na tabela, o Limeira. Já o Macaé acumulou a sua 11ª derrota em 18 jogos, o que mantém o time na 11ª colocação, com aproveitamento de 38,9%.

O triunfo desta quarta também serviu como um aperitivo para o torcedor bauruense, que nesta sexta-feira lotará o ginásio Panela de Pressão (os ingressos já estão esgotados) para o esperado confronto diante do Flamengo, válido tanto pela 19ª rodada do NBB 7, como pela decisão da Copa dos Campeões das Américas, título disputado entre os campeões da Liga das Américas (Flamengo) e da Liga Sul-Americana (Bauru). O jogo acontece às 19h30, com transmissão ao vivo pelo SporTV .

A partida de sexta será a segunda dos dois confrontos previstos na decisão da Copa dos Campeões das Américas e o Bauru está em vantagem por ter vencido o Rubro-Negro no último dia 13, no Rio, por 84 a 77 – portanto, ficará com o título até mesmo com uma derrota por até seis pontos de diferença. O Macaé volta à quadra também na sexta-feira, às 20h, quando enfrenta o Franca no ginásio Pedrocão, no interior paulista.

O jogo

Com casa praticamente cheia e ansioso em agradar seu torcedor, o Bauru começou a partida com muitos erros de passe causados pela precipitação. O sempre eficiente jogo de transição dos bauruenses acabou prejudicado por passes muito alongados. O Macaé se aproveitou da ansiedade dos donos da casa e, mesmo com três desfalques importantes - os armadores Jamaal e Ian Young e o pivô Atílio -, conseguiu manter o jogo sob controle, sem deixar o rival abrir vantagem. Bauru só terminou o primeiro quarto na frente (20 a 17) graças aos 100% de eficiência nos arremesses do pivô Rafael Hettsheimeir, que anotou dez pontos no período e terminou a partida como o cestinha, com 18.

Bauru Basquete x Macaé, Robert Day, NBB 7 (Foto: Henrique Costa / Bauru Basket)Robert Day arrisca tiro de três pontos sob a marcação do pivô João (Foto: Henrique Costa / Bauru Basket)

Na segunda parte do jogo, Bauru tentou conter a precipitação e deu sinais de que poderia contar 
com seu forte banco para crescer no jogo. Murilo Becker e Robert Day, que pouco jogaram no primeiro período, foram os destaques do time bauruense, com nove e seis pontos, respectivamente. Com os desfalques em seu time, o técnico Léo Costa, do Macaé, viu sua equipe perder eficiência e o quarto (21 a 16), com Bauru levando para os vestiários uma vantagem de oito pontos: 41 a 33.

Na volta do intervalo, o ala Robert Day acerta dois tiros seguidos de três pontos e dá o sinal de que o Bauru poderia enfim deslanchar no placar diante de um rival que está distante na tabela. Mas o Macaé acertou sua marcação na defesa endureceu o período que, faltando três minutos, estava empatado em 12 pontos. Mas na reta final do quarto Bauru melhorou e fechou em vantagem de 24 a 19 com um tiro de três de Gui Deodato no estouro do relógio.

No quarto final, Macaé ensaiou uma reação: com Pedrinho inspirado (anotou oito pontos e foi o melhor pontuador do Macaé no jogo, com 16), baixou a diferença de 13 para nove pontos, mas não teve forças para segurar o Bauru, que viu Larry Taylor se destacar no quarto para ajudar o time local a manter a partida sob controle. No final, mais uma vitória parcial de Bauru (20 a 17), que fechou a partida em 85 a 69.