Por bferreira

Rio - De dentro de sua casa, o Papai Noel abre a porta e por ela surge o brilho no olhar da pequena Sophia de Albuquerque, de 6 anos. “Eu quero ganhar uma boneca Polly”, foi logo pedindo a menina. “Vou colocar o sapatinho na janela”, completou. A figura do Bom Velhinho e a magia do Natal cativa as crianças, principalmente daquelas que visitam a Casa de Papai Noel, em Penedo, bairro de Itatiaia, no Sul Fluminense. A moradia do principal símbolo do Natal fica em um jardim, na margem de um pequeno lago, no parque temático cultural Pequena Finlândia, um shopping a céu aberto. A casa foi inspirada na moradia tradicional de verão do Papai Noel, que fica na Finlândia.

Sophia fica encantada com a barba do Bom Velhinho. Casa reproduz uma construção primitiva finlandesaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Construída, junto com o parque temático, para preservar as tradições da colônia finlandesa de Penedo — a maior do país —, a Casa de Papai Noel, feita de troncos de madeira, reproduz uma autêntica moradia primitiva do interior da Finlândia. Ali dentro, milhares de cartas para o Papai Noel, com os mais diferentes pedidos de crianças de várias partes do estado e do país, além de chupetas, mamadeiras e outros objetos pessoais, ficam guardados. São a ‘recompensa’ deixada pelas crianças, em troca dos presentes desejados. Nesta época do ano, o número de visitantes em Penedo chega a aumentar 60%, segundo a Secretaria Municipal de Turismo.

Para entrar na casa, cada visitante tem que pagar R$ 7. Depois, assina seu nome no livro de visitas e é levado para a sala de estar, a tupa, onde Papai Noel conversa com todos e quem quiser pode tirar fotos com ele e levar a lembrança para o resto da vida.Lembrança essa que Sophie vai guardar também na memória.
Publicidade
“Trouxemos a nossa filha há dois anos, mas acho que não se recorda de muita coisa. Agora que está mais crescidinha, vai ser marcante”, contou a mãe, Suene de Albuquerque, 27 anos, ao lado do marido, Marcos. A família saiu de Irajá, na Zona Norte do Rio, para visitar o local.
Ao passar pela porta, Lucas Pedrosa, 6 anos, foi logo fazendo um questionário. “Cadê o seu trenó? Onde você estaciona ele? Você é o Papai Noel de verdade?”, perguntou o menino, curioso. Lucas também saiu do Rio com sua mãe para conhecer a figura natalina. “Se comportou direitinho? Foi bem nos estudos? Se foi tudo bem, você vai ganhar seus presentes”, prometeu o Bom Velhinho.
Publicidade
Atração para todas as idades
Não só as crianças frequentam a Pequena Finlândia. Yolanda de Souza, 84 anos, e Ruth Senna, 89, saíram de excursão da Tijuca, no Rio, para aproveitar os festejos natalinos. “Já tinha vindo aqui no Reveillón, mas no Natal aqui é mais lindo ainda”, frisou Yolanda. Quando pisou ali, Ruth relembrou outro lugar que costuma ir bastante. “Aqui parece muito com Gramado, no Sul do Brasil. Viemos ver o Papai Noel também”, ressaltou.
Publicidade
Os finlandeses fundaram sua colônia em Penedo em 1929. No início de 1993, preocupado com a preservação da presença finlandesa na, um grupo de empresários resolveu investir em algo que viesse proporcionar ao local uma amostra do país europeu. Assim nasceu o parque temático cultural Pequena Finlândia. A Casa de Papai Noel de Penedo foi inaugurada em 21 de novembro de 1998 para os festejos dos 70 anos da colônia. O espaço pretende apresentar, com a maior fidelidade possível, uma pequena cidade finlandesa, com suas casas de madeira pintadas nas cores tradicionais, que mostram o modo de vida e objetos finlandeses.
Apesar de trabalhar de segunda a segunda, com folga só às quartas, Papai Noel não reclama de cansaço. Pelo contrário. Diz se renovar com a energia das crianças. “É muito gratificante fazer parte desse mundo dos sonhos delas. Muitas vêm de fora para me ver e o mínimo que tento passar é a mensagem do Natal”, diz.
Publicidade
Você pode gostar