Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

Agricultor mantém coleção com 150 variedades de abóbora em sítio no PR

O agricultor Francisco Netto cultiva mais de 150 variedades de abóbora no sítio em Santa Tereza do Oeste, no oeste do Paraná. Entre os diferentes formatos da coleção, há frutos parecidos com ovo e até cisne. Ele expõe os frutos em feiras e depois faz doação das variedades.

O agricultor, que prefere ser chamado de seu Chico, foi criado na roça e hoje vive na cidade. Ele produz hortaliças para o consumo da família, mas a principal atividade é de lazer no sítio de quatro hectares. Ele tem abóboras branca, branca e verde, verde e amarela, em formato de laranja, além de uma abóbora que parece ter nascido dentro de outra. Tem ainda as abóboras gigantes. O maior fruto que o agricultor conseguiu produzir pesa 120 quilos.

O seu Chico montou barraquinhas como coberturas, para proteger os frutos da incidência do sol, técnica que aprendeu em oito anos de cultivo. O agricultor começou a formar a coleção com uma brincadeira. Depois, foi pesquisando e coletando sementes em feiras por todo país. Agora, as abóboras já ocupam um hectare do sítio, a maioria de variedades comestíveis.

O agricultor trabalha com polinização, transferindo o pólen de uma flor masculina para outra feminina. “Ele realiza cruzamentos. Ele faz polinização entre os diferentes tipos de abóboras, misturando e embaralhando essa variabilidade que existe. Os filhos desse cruzamento são alvo de uma seleção que ele realiza em busca de tipos diferentes de frutos”, explica a bióloga Rosa Lia Barbieri, especialista em recursos genéticos da Embrapa de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

O que mais chamou a atenção da bióloga foram os formatos. “O mais raro é o formato de cisne. Eu, pessoalmente, trabalhando há 12 anos com isso, nunca vi uma abóbora com esse formato”, completa Rosa Lia.

A dona de casa Henriqueta Marques Lourenço, mulher do seu Chico, prefere as variedades mais comuns para cozinhar. Ela ensinou a preparar uma receita bem prática de doce de abóbora.

Anote os ingredientes:
2 quilos de abobora cortados em cubos
1 quilo de açúcar cristal
1 colher de sopa de cal virgem
cravo e canela a gosto

Modo de preparo

Primeiro, coloque a abóbora na água. Depois, ponha a cal virgem em um pano e ponha na água. A abóbora irá ficar descansando cerca de uma hora com a cal virgem. Depois, lave bem os cubos para retirar toda a cal. O próximo passo é colocar a abóbora na panela com açúcar, cravo e canela. Complete com água e leve ao fogo. Tampe e deixe apurar. Depois de uma hora, o doce está pronto.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet