15/09/2014 14h53 - Atualizado em 15/09/2014 14h53

33ª edição da Semana Literária começa em 21 cidades do Paraná

Evento começa nesta segunda-feira (15) e segue até sábado (20).
Nesta edição, escritor mineiro Rubem Fonseca é o homenageado.

Do G1 PR

Domingos Pellegrini é o patrono da 33ª Semana Literária do Sesc (Foto: Divulgação/ Sesc/ Ariadiny Giraldi)Domingos Pellegrini é o patrono da 33ª Semana
Literária do Sesc (Foto: Divulgação/ Ariadiny Giraldi)

Começa nesta segunda-feira (15) a 33ª edição da Semana Literária e Feira do Livro do Sesc Paraná, em 21 cidades do estado. O evento segue até sábado (20) e faz uma homenagem ao escritor mineiro Rubem Fonseca. Serão realizadas mesas-redondas, oficinas, palestras, contações de histórias, entre outras atividades. Toda programação é gratuita e destinada a todas as idades, é aberta à população em geral.

Os municípios paranaenses que recebem o evento são: Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio,  Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, Toledo, Umuarama e União da Vitória. A programação e o local do evento por cidade estão disponíveis no site do Sesc Paraná.

Esse ano, a Semana Literária tem como tema principal a violência de diversas maneiras. O evento pretende discutir se o aumento no número de leitores no país pode reduzir o número de casos violentos e a desigualdade no Brasil, e também vai falar sobre como o universo artístico retrata o tema.

O escritor londrinense Domingos Pellegrini é o patrono desta edição da Semana Literária. Ele é autor dos livros “O Caso da Chácara Chão”, “A Árvore que Dava Dinheiro”, “Tempo dos Meninos”, entre outros. Com “O Homem Vermelho” Pellegrini ganhou o Prêmio Jabuti.

Em Curitiba, junto com a Semana Literária, ocorre a 10ª Feira Universitária do Livro, organizado pela Editora Universidade Federal do Paraná (UFPR). As atividades da feira serão realizadas na Praça Santos Andrade.

veja também