sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Tribunal de Contas acompanha plano estratégico de Tangará da Serra

PUBLICIDADE

Contribuir na melhoria dos serviços prestados à população. Com este objetivo o Tribunal de Contas de Mato Grosso realizou reunião de acompanhamento da execução do Plano Estratégico de Tangará da Serra.  O município é um dos 30 que aderiram ao PDI desde 2012. De acordo com o assessor de Apoio às Unidades Gestoras, João Proença,  é avaliar os resultados de cada secretaria a fim de verificar se as metas de curto prazo estão sendo realizadas, bem como se há viabilidade de alcançar as metas de longo prazo.

Para o prefeito de Tangará da Serra, José Pereira Filho, o acompanhamento do plano estratégico que o TCE-MT está realizando, incentiva os municípios a buscarem a qualificação da gestão. "Já estamos definindo o que vamos fazer a curto prazo para alcançar as metas e tenho certeza que o reflexo vai aparecer na analise das contas de governo, quando as políticas públicas serão avaliadas pelo controle externo", afirmou o prefeito.

Na área da saúde a secretária Luciléia Rodrigues conta que "o grande foco é a atenção básica e já conseguimos visualizar alguns resultados. Por exemplo, a vacinação das crianças está acontecendo de maneira mais eficiente e a coleta do preventivo da mulher esta dentro dos nossos índices propostos porque nos planejamentos para realizar as ações necessárias". Na atenção básica, Tangara da Serra tem hoje um percentual de cobertura de 32,5% e o objetivo é chegar a 100%. "Nós estamos com uma inserção de 21 profissionais do Mais Médicos, 8 médicos do Profab e estamos viabilizando a estrutura de pessoal para chegar a 100% de cobertura de atenção básica até o final do ano", afirmou a secretária.

O PDI do TCE-MT foi criado em fevereiro de 2012 e teve a adesão dos 30 municípios com as maiores população e receita, Secretarias de Estado e a Defensoria Pública que receberam técnicas de boas práticas de gestão a partir da implantação do Planejamento Estratégico. Os municípios que aderiram ao PDI do TCE-MT receberam aulas pelo Ensino à Distância, reuniões de trabalho e duas oficinas presenciais: uma sobre a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência; outra oficina voltada aos conselhos de Políticas Públicas, cujo objetivo foi promover diálogo com a sociedade local e levar demandas sociais ao Planejamento Estratégico. O TCE-MT ainda oferece software e aporte técnico para todos os órgãos públicos de Mato Grosso instituírem o SIC e o Portal Transparência, dando cumprimento à Lei de Acesso à Informação.

Os oito primeiros municípios (Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres e Tangará da Serra) iniciaram a elaboração dos documentos a partir da assinatura do termo de adesão ao PDI no dia 25 de junho de 2012. Devido ao período eleitoral no final de 2012, os municípios tiveram que realinhar as metas, incluindo as demandas de cada gestor eleito. Já em 2013, as ações do TCE-MT foram voltadas aos outros doze municípios que aderiram às atividades do PDI, sendo: Alta Floresta; Guarantã do Norte; Primavera do Leste; Campo Verde; Campo Novo do Parecis; Barra do Bugres; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; Juína; Juara; Pontes e Lacerda e Poconé.

Neste ano outros 10 municípios aderiram ao PDI e começarão a elaborar seu Planejamento Estratégico, são eles: Diamantino, Alto Araguaia, Itiquira, Jaciara, Santo Antônio de Leverger, Alto Paraguai, Sapezal, água Boa, Poxoréo e Juscimeira.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT firma parceria para regularizar mais de 10 mil imóveis

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou um...

Presidente do Cipem se reúne com vice-governador e detalha prioridades do setor florestal

O presidente do Centro das Industrias Produtoras e Exportadoras...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...
PUBLICIDADE