Topo

Corinthians e São Paulo duelam filosofias em clássico decisivo no Itaquerão

Peça vital no esquema do São Paulo, o meia Kaká retorna ao time - Alexandre Schneider/Getty Images
Peça vital no esquema do São Paulo, o meia Kaká retorna ao time Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/09/2014 06h00

O futebol de disciplina tática do Corinthians, sem ousadia e muitas vezes considerado chato contrasta com o ímpeto ofensivo e de movimentação no campo de ataque do São Paulo. As duas filosofias distintas de jogo serão colocadas em prova neste domingo às 16h, no Itaquerão, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

"As equipes têm filosofias diferentes. Uma (São Paulo) é mais solta, de movimentação ofensiva. A outra é mais presa, pelo estágio o qual estamos passando. O São Paulo já atingiu o segundo estágio por ter passado por essa reformulação no ano passado", opinou o comandante corintiano.
"Não sei, não gosto de falar dos outros, do time adversário, do trabalho de outro técnico porque não acho legal. Tenho de falar do São Paulo. Se a gente perde, tem de encarar o nosso problema, não tem de transferir. Respeito todos eles e não gosto de falar de time adversário. Não gosto de ficar dando opinião sobre os outros", disse Muricy Ramalho.

O momento em que as equipes se enfrentam é oposto. O São Paulo, embora venha derrota para o Coritiba por 3 a 1 no meio de semana, caminha sem pressão e confia no retorno de Kaká para voltar ao bom momento que lhe colocou como o principal perseguidor ao líder Cruzeiro - distância é de sete pontos (49 a 42).

Já o Corinthians está em baixa, sem animar o torcedor, e com apenas seis pontos conquistados nos 18 últimos disputados. Na classificação, o alvinegro é o quarto, com 37 pontos.
"Nessas horas temos que tirar força de algum lugar. Mostrar para o torcedor que embora as vezes o time decepcione, as vezes também damos alegrias. Principalmente em jogos grandes como esse (contra o São Paulo)", destacou Mano.
O comandante corintiano conta com o retorno de Renato Augusto, poupado diante da Chapecoense, mas faz mistério quanto a escalação. A principal dúvida que Mano leva é com relação à presença de um novo volante no time. Trata-se de Bruno Henrique. A disputa é com o uruguaio Lodeiro. No ataque, Malcom, Luciano e Romero brigam por uma chance ao lado de Guerrero.
Já o São Paulo tem como incerteza a presença de Rogério Ceni. O goleiro realizará testes nos vestiários para saber se suporta as dores ocasionadas por uma tendinite no joelho esquerdo.
"Quando ele fala que não pode jogar é porque está muito ruim. Se ele tem 10% de chance de jogar ele joga. É difícil, hoje nem o médico tem condições de dizer se ele joga ou não. Ele é um cara que não quer ficar fora de nenhum compromisso, ainda mais desse que é o ultimo jogo dele (contra o Corinthians)", disse Muricy.
CORINTHIANS x SÃO PAULO
Data: 21/9/2014 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Itaquerão, São Paulo
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (ASP Fifa-SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho (Fifa) e Rogerio Zanardo (ASP- Fifa)
Corinthians
Cássio, Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf, Elias, Lodeiro (Bruno Henrique) e Renato Augusto; Malcom e Guerrero.
Técnico: Mano Menezes
São Paulo
Rogério Ceni (Denis), Auro, Edson Silva, Rafael Toloi e Alvaro Pereira; Denílson, Souza, Michel Bastos (Luis Fabiano, Ganso e Kaká e Alan Kardec.
Técnico: Muricy Ramalho