Cuiabá, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
MARÃIWATSÉDÉ
23.10.2014 | 15h45 Tamanho do texto A- A+

Dilma assina carta aberta e cita caso Marãiwatsédé de MT

Segundo petista, "dívida histórica" foi superada em sua gestão

Divulgação

Dilma Rousseff faz carta aberta à indígenas e cita caso de Mato Grosso

DA REDAÇÃO
A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) assinou uma carta aberta aos povos indígenas, nesta semana, se comprometendo com a comunidade.

No documento, a petista citou o caso de Marãiwatsédé, território xavante que fica no município de Alto Boa Vista (1.059 km a Nordeste de Cuiabá).

Segundo a presidente, após anos de conflito entre produtores rurais e os indígenas, a "dívida histórica" foi superada durante a gestão do PT.

Entenda o caso

Homologada em 1998, por meio de um decreto presidencial, como terra indígena de ocupação tradicional do povo xavante, Marãiwatsédé passou pelo processo de desintrusão, que é a saída de todos os ocupantes não indígenas, somente 14 anos depois.

"Buscamos superar graves dívidas históricas do Estado brasileiro com os povos indígenas, realizando a desintrusão da Terra Indígena Xavante de Marãiwatsédé, em Mato Grosso"


A retirada dos não-indígenas foi determinada pela Justiça após ação ajuizada pelo MPF em Mato Grosso.

Em janeiro de 2013, a Funai anunciou a conclusão do trabalho de desintrusão com a desocupação de todos os 619 pontos residenciais e comerciais que estavam localizados dentro da terra indígena.

Com cerca de 165 mil hectares, a Terra Indígena Marãiwatsédé localizada no município de Alto Boa Vista, São Felix do Araguaia e Bom Jesus do Araguaia, na região Noroeste de Mato Grosso.

Confira a íntegra do documento assinado por Dilma Rousseff:

Carta aos Povos Indígenas do Brasil

Aos companheiros e companheiras indígenas, os primeiros brasileiros,

No ano passado vivemos dias intensos; falo das Jornadas de Junho que, para quem não lembra, milhares de brasileiros foram às ruas exigir melhorias sociais e democráticas e, também, exigir mudanças. Naquele mesmo período recebemos os movimentos sociais, grupos da juventude e, também, recebemos lideranças indígenas de todo o Brasil.

Após receber a carta com reivindicações das mãos das lideranças indígenas constatei o respeito à nossa Constituição que todos vocês nutrem e afirmei naquela reunião o que escrevo agora: nada em nossa Constituição será alterado com relação aos direitos dos povos indígenas!

De todas as justas reivindicações apresentadas não tive dúvidas sobre a questão da inconstitucionalidade da PEC 215. Hoje, todos sabemos, existem desafios na esfera jurídica para podermos avançar na demarcação das terras indígenas no país, principalmente nas regiões centro-oeste, sul e nordeste. Temos que enfrentar e superar estes desafios respeitando a nossa Constituição.

Nos últimos anos construímos, com a participação de representantes indígenas, diversas políticas públicas voltadas aos povos indígenas: políticas afirmativas para o ingresso e permanência de estudantes indígenas nas universidades públicas federais; valorização das culturas indígenas com o Prêmio Culturas Indígenas; inclusão das famílias indígenas em programas federais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.

Tive a enorme alegria em assinar o decreto que instituiu a Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas(PNGATI), pois trata-se de uma política fundamental para a sustentabilidade dos povos indígenas.Além destas políticas públicas, buscamos superar graves dívidas históricas do Estado brasileiro com os povos indígenas, realizando a desintrusão da Terra Indígena Xavante de Marãiwatsédé, no Mato Grosso, e a desintrusão da Terra Indígena Awá-Guajá, no Maranhão.

Neste ano de 2014, assinei o decreto que convoca a Conferência Nacional de Política Indigenista, que poderá se constituir num espaço privilegiado para a avaliação de toda a relação do Estado brasileiro com os povos indígenas, de identificação das dificuldades atuais, bem como num espaço de pactuação de novos avanços, particularmente na demarcação das terras indígenas, dentro dos marcos da nossa Constituição.

Gostaria de dizer a vocês que manteremos os compromissos com o fortalecimento da Fundação Nacional do Índio; com a melhoria do atendimento à Saúde Indígena; com a qualidade da Educação Escolar Indígena; com a articulação para a aprovação, pelo Congresso Nacional, do Conselho Nacional de Política Indigenista e do Estatuto dos Povos Indígenas; com o acesso das comunidades indígenas a políticas nacionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e outras, além de avançar na regulamentação e aplicação do direito de consulta livre, prévia e informada, conforme a Convenção 169 da OIT.

Conto com o apoio de vocês para, nos próximos quatro anos, enfrentarmos juntos os desafios e cumprirmos com os compromissos, garantindo o bem viver para todos os povos indígenas no Brasil.

Dilma Rousseff
Presidenta do Brasil

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
5 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Paulo  23.10.14 21h33
Paulo, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Mario Torres  23.10.14 18h30
Não fez mais que a obrigação. Os índios são os verdadeiros donos destas terras. A grilagem e matança desses povos deve acabar. Justiça seja feita. Muitos já enriqueceram com o roubo de madeira e ouro dessas terras. Não é porque é branco tem direito sobre o índio. São seres humanos com direitos iguais.
6
8
VERGONHA   23.10.14 18h09
E as famílias que foram retiradas de suas casas e até hoje estão alojados em barracos de lonas, sem direito à moradia??!!! Deveria era se envergonhar desse caso, isso mostra a preocupação que o PT tem com os pobres. Infelizmente esse mesmos "pobres" de espirito ainda votam nela!!! Essa terra não retornou aos indígenas e sim para latifundiários. Hipocrisia Petista!
17
4
Edson  23.10.14 17h44
Há muito tempo, a maioria da população indígena não vive como índio. Andam de carro novo, arrendam áreas e cobram pedágio de forma livre. Enfim, se beneficiam de sua condição, sendo praticamente "intocáveis" no ponto de vista jurídico. Se querem viver como os "homens brancos", então devem se sujeitar à todas as normas, como um cidadão comum. O caso desta reserva mesmo que a matéria faz menção, foi um absurdo o que fizeram com as famílias que lá estavam, lhe tirando tudo que tinham e jogados à própria sorte.
19
7
Maria  23.10.14 17h07
FORA DILMA! MATO GROSSO PRECISA DE SAÚDE, ESTRADAS, SEGURANÇA, INVESTIMENTOS QUE VOCÊ NÃO FEZ.
12
6