30/01/2015 14h58 - Atualizado em 30/01/2015 15h32

'Jamais ia imaginar que demoraria 12 anos', diz ministro sobre Samu

Arthur Chioro e Fernando Pimentel inauguraram sede em Varginha.
Novo serviço vai atender 2,5 milhões de pessoas no Sul de Minas.

Do G1 Sul de Minas

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, criticou durante a inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Varginha (MG), nesta sexta-feira, a demora para a implantação do serviço no Sul de Minas. Segundo o ministro, a região está defasada em relação a outras partes do país. O governador Fernando Pimentel também participou da cerimônia de inauguração.

"Nós sabíamos que seria muito difícil fazer a expansão do serviço para as populações ribeirinhas, para a população pantaneira e determinadas regiões do sertão nordestino. Mas jamais ia imaginar que o Samu demoraria 12 anos para chegar ao Sul de Minas, é incompreensível. Mas o importante hoje é que essa história começa a mudar já no Sul de Minas e logo vai começar a mudar em Minas Gerais", disse o ministro, se referindo ao tempo de existência do serviço no país, criado em 2003.

Ministro da Saúde, Arthur Chioro, falou sobre demora para implantação de serviço (Foto: Reprodução EPTV)Ministro da Saúde, Arthur Chioro, falou sobre demora
para implantação de serviço (Foto: Reprodução EPTV)

Desde o anúncio da implantação do Samu no Sul de Minas em 2010, até a etapa final de instalação, vários problemas foram enfrentados. Há 4 anos 15 veículos chegaram a Varginha, mas acabaram ficando estacionados, sem utilidade e tiveram que ser devolvidos ao governo.

Outro impasse foi a adequação do prédio onde fuciona a sede regional na cidade. A reforma começou em 2013 com previsão de término para três meses, mas em janeiro de 2014, a obra foi paralisada e só no final do ano é que a estrutura ficou totalmente pronta ao custo de R$ 800 mil, segundo o Cissul, consórcio que coordena o Samu Regional. O último problema envolveu a contratação de médicos. A princípio, os salários não foram atrativos e só despertaram o interesse após um reajuste a realização de um novo processo seletivo.

Para o prefeito de Ilicínea, um dos municípios que participam do consórcio, o novo serviço vai acabar com as dificuldades que o município enfrenta no transporte de emergência de pacientes.

"Nós temos muitos problemas com neurologistas, finais de semana é uma tristeza. Muitas das vezes as pessoas, com os poucos recursos que temos, ficam esperando uma vaga. Então esperamos que isso possa resolver em parte. Tenho a certeza de que não vai resolver tudo, mas já é uma ajuda muito importante para os municípios", disse o prefeito de Ilicínea, Aluísio Borges de Souza.

Samu Regional
O Samu Regional vai atender uma população de 2,5 milhões de habitantes de 153 municípios do Sul e Sudoeste de Minas Gerais. A princípio, 142 municípios serão atendidos, já que outras 11 cidades ainda não aderiram ao consórcio. Ao todo serão 34 bases, incluindo a sede em Varginha, que contam com 43 ambulâncias, sendo 9 delas equipadas com UTI´s móveis.

Samu Regional vai contar com 43 ambulâncias divididas em 34 municípios (Foto: Reprodução EPTV)Samu Regional vai contar com 43 ambulâncias divididas em 34 municípios (Foto: Reprodução EPTV)

As ligações para o 192 vão cair em uma Central Reguladora. Nela, os operadores vão atender as ligações e avaliar a base mais próxima e o melhor hospital para o atendimento de acordo com a gravidade da emergência. A central ainda conta com uma tecnologia que permite monitorar cada ambulância via satélite, através do GPS, o que promete levar mais qualidade e agilidade no atendimento.

Entre os vários tipos de casos que são atendidos estão afogamentos, queimaduras graves, problemas cardiorespiratórios e também vítimas de acidentes com carros.

Confira as 34 cidades onde o Samu passa a ter base no Sul e Sudoeste de Minas:
Aiuruoca, Alfenas, Andradas, Boa Esperança, Cambuí, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Delfinópolis, Extrema, Guapé, Guaxupé, Itajubá, Lambari, Lavras, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Ouro Fino, Paraisópolis, Passos, Piumhi, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas e Varginha.

tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de