22/02/2015 10h08 - Atualizado em 22/02/2015 14h10

Forte chuva causa alagamentos e estragos em cidades do Sul de SC

Conforme a Defesa Civil, cabeceiras de pontes caíram em Timbé do Sul.
Tempestade também atingiu Criciúma e Araranguá na noite de sábado (21).

Do G1 SC

Posto de combustíveis ficou alagado em Araranguá (Foto: Saulo Pithan/Revista W3)Posto de combustíveis ficou alagado em Araranguá (Foto: Saulo Pithan/Revista W3)

A forte chuva que caiu na região Sul de Santa Catarina na noite de sábado (21) causou estragos em pelo menos três cidades: Araranguá, Criciúma e Timbé do Sul. De acordo com a Defesa Civil, os prejuízos estão sendo contabilizados neste domingo (22).

Conforme o coordenador Regional da Defesa Civil de Araranguá, Sebastião Antonio de Souza, cabeceiras de quatros pontes foram levadas pela correnteza em Timbé do Sul, deixando quatro comunidades isoladas. No Centro da cidade, a água chegou a 50 centímetros de altura.

Em Araranguá, a tempestade durou cerca de 45 minutos (Foto: Saulo Pithan/Revista W3)Em Araranguá, a tempestade durou cerca de
45 minutos (Foto: Saulo Pithan/Revista W3)

Em Araranguá, a tempestade durou cerca de 45 minutos. Mais de 30 ruas registraram alagamentos e ficaram esburacadas, segundo Souza. O bairro mais prejudicado foi o Coloninha.

A parede de uma casa caiu no bairro Jardim das Avenidas. Os moradores foram encaminhados para a casa de familiares.

De acordo com Souza, os levantamentos dos estragos nas duas cidades continuam no período da tarde deste domingo.

Em Criciúma também foram registradas ruas alagadas na noite de sábado. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 10 casas foram atingidas pela água. Na manhã deste domingo a água já escoou, mas moradores fazem a limpeza de residências. Os bairros mais afetados foram Quarta Linha, Centro, Santo Antônio, Boa Vista, Cidade Mineira e Rio Bonito.

Pela manhã foi registrado deslizamento de terra próximo ao Exército. Até as 11h30 não havia mais informações sobre o caso.

Cabeceiras de pontes caíram em Timbé do Sul (Foto: Defesa Civil/Divulgação)Cabeceiras de pontes caíram em Timbé do Sul (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Acumulado de chuva
De acordo com a Epagri/Ciram, nas últimas 24 horas choveu 170 mm no Sul, sendo que a  média mensal de fevereiro é de 180 mm Boa parte desta chuva forte ocorreu em apenas duas horas, entre 20h e 21h de sábado.

Previsão para domingo
O tempo segue instável em Santa Catarina neste domingo. "Novamente vamos ter predomínio das nuvens, poucas aberturas de sol e previsão de chuva para todas as regiões ao longo do dia", afirma o meteorologista Leandro Puchalski.

Conforme a Epagri/Ciram, o maior volume de chuva deve cair no Oeste e Sul, principalmente em cidades próximas ao estado gaúcho.

Ruas ficaram alagadas em Araranguá na noite de sábado (21) (Foto: Saulo Pithan/Revista W3)Ruas ficaram alagadas em Araranguá na noite de sábado (21) (Foto: Saulo Pithan/Revista W3)

 

Shopping
    busca de produtoscompare preços de